- Em Pesquisar, procure e selecione: Sistema (Painel de Controle)
- Clique no link Configurações avançadas do sistema.
- Clique em Variáveis de Ambiente.
- Na janela Editar Variável de Sistema (ou Nova Variável de Sistema), especifique o valor da variável de ambiente PATH .
Variáveis de ambiente são valores dinâmicos que podem afetar o comportamento de programas e processos em execução em um computador. São frequentemente utilizadas por programadores, administradores de sistemas e utilizadores avançados para personalizar o seu ambiente informático e automatizar tarefas. No Windows, é possível visualizar e gerir variáveis de ambiente utilizando vários métodos, incluindo a Prompt de Comando, o PowerShell e a caixa de diálogo Propriedades do Sistema.
Para visualizar as variáveis de ambiente no Windows, pode utilizar o Prompt de Comando ou o PowerShell. Abra qualquer uma destas aplicações e escreva o comando “set” seguido de Enter. Isso exibirá uma lista de todas as variáveis de ambiente e seus valores que estão atualmente definidos no seu sistema. Pode percorrer a lista ou utilizar a função Procurar para procurar uma variável específica. Se quiser ver o valor de uma determinada variável, digite “echo %nome_da_variável%” (sem as aspas) e pressione Enter. Substitua “nome_da_variável” pelo nome da variável que deseja visualizar.
Para criar uma nova variável de ambiente no Windows usando o Prompt de Comando, digite “setx valor_nome_da_variável” (sem as aspas) e pressione Enter. Substitua “nome_da_variável” pelo nome da variável que deseja criar e “valor” pelo valor que deseja atribuir a ela. Isto criará uma nova variável ao nível do utilizador que estará disponível até terminar a sessão ou reiniciar o computador. Se pretender criar uma variável ao nível do sistema que esteja disponível para todos os utilizadores, adicione a opção “/m” ao comando.
Se precisar de aceder à pasta C:Users no Windows, pode fazê-lo abrindo o Explorador de Ficheiros e escrevendo “C:Users” na barra de endereços. Isto levá-lo-á ao directório raiz da pasta Utilizadores, onde poderá ver todos os perfis de utilizador no seu sistema. Se pretender aceder à pasta de perfil de um utilizador específico, basta clicar no respectivo nome de utilizador. Tenha em atenção que algumas pastas podem estar ocultas por predefinição, pelo que poderá ter de activar a opção “Mostrar ficheiros, pastas e unidades ocultas” no Explorador de Ficheiros.
Para aceder às Definições Avançadas do Sistema no Windows, clique com o botão direito do rato no botão Iniciar e seleccione “Sistema”. Isto abrirá o Painel de Controlo do Sistema, onde pode ver informações básicas sobre o seu computador e executar várias tarefas relacionadas com o sistema. Para aceder às Definições Avançadas do Sistema, clique na ligação “Definições avançadas do sistema” no lado esquerdo da janela. Isto abrirá a caixa de diálogo Propriedades do sistema, onde pode ver e alterar várias definições do sistema, incluindo variáveis de ambiente.
No Linux, as variáveis de ambiente são semelhantes às do Windows, mas são acedidas e geridas através de comandos e ferramentas diferentes. Na shell Bash, pode ver as variáveis de ambiente escrevendo “printenv” ou “env” no terminal. Para criar uma nova variável, utilize o comando “export” seguido do nome e valor da variável. As variáveis de ambiente do Linux são usadas extensivamente por administradores de sistemas e desenvolvedores para personalizar o comportamento do sistema operacional e dos aplicativos.
O artigo é sobre “variáveis de ambiente” no Windows, que não são variáveis físicas, mas sim um tipo de variável de sistema que contém informações relacionadas com as definições de ambiente do sistema e do utilizador. Uma variável física, por outro lado, refere-se a uma quantidade ou propriedade que pode ser medida ou observada no mundo físico, como temperatura, massa ou distância.
Para adicionar um caminho à variável de ambiente PATH no Windows, siga estes passos:
1. Abra o menu Iniciar e procure por “Variáveis de Ambiente” e clique em “Editar as variáveis de ambiente do sistema”.
2. Clique no botão “Variáveis de ambiente”.
3. em “Variáveis do sistema”, desloque-se para baixo e encontre a variável “Caminho” e clique em “Editar”.
4. clique em “Novo” e adicione o caminho que deseja incluir.
5. Clique em “OK” para guardar as alterações.
Nota: Tenha cuidado ao editar variáveis de ambiente, pois isso pode afectar a funcionalidade do seu sistema.
O PATH do Windows é uma variável de ambiente que contém uma lista de directórios que o Windows procura quando executa um comando. Para ver e gerir o PATH do Windows, pode seguir estes passos:
1. Abra o menu Iniciar e procure por “Variáveis de Ambiente”.
2. Clique em “Editar as variáveis de ambiente do sistema”.
3. clicar no botão “Variáveis de ambiente”.
4. em “Variáveis do sistema”, desloque-se para baixo e encontre a variável “Caminho”.
5. Clique em “Editar”.
6. aqui, pode adicionar ou remover directórios da variável PATH.
7. Clique em “OK” em todas as janelas abertas para guardar as alterações.