Está farto de partilhar o seu Wi-Fi com alguém que consome constantemente a largura de banda? Quer limitar o uso da Internet de certas pessoas na sua rede? Felizmente, existem várias formas de bloquear um utilizador de Wi-Fi e controlar o seu acesso à Internet.
Que aplicação para bloquear o Wi-Fi?
Existem várias aplicações disponíveis que podem ajudar a bloquear utilizadores de Wi-Fi. Uma opção popular é o Netcut, que é uma ferramenta gratuita que permite analisar a sua rede e ver todos os dispositivos ligados a ela. Pode então optar por bloquear determinados utilizadores ou limitar a sua velocidade de Internet. Outra opção é o Fing, um scanner de rede que lhe permite ver todos os dispositivos ligados à sua rede e bloqueá-los, se necessário.
Como limitar a Internet de uma pessoa que utiliza o seu Wi-Fi?
Se não quiser bloquear completamente um utilizador da rede Wi-Fi, pode limitar o seu acesso à Internet. Isto pode ser feito através das definições do seu router. Em primeiro lugar, verifique se o seu router tem uma definição de QoS (Qualidade de Serviço). Esta permite-lhe dar prioridade a determinados dispositivos ou aplicações em detrimento de outros. Por exemplo, pode dar prioridade ao seu computador de trabalho em relação à consola de jogos do seu filho para garantir que o seu trabalho não é interrompido por atrasos.
Outra forma de limitar o acesso à Internet é configurar o controlo parental. A maioria dos routers vem com definições de controlo parental que permitem restringir o acesso à Internet a determinados dispositivos ou utilizadores. Esta é uma excelente opção para os pais que pretendem garantir que os seus filhos não acedem a conteúdos inadequados online.
Por último, pode configurar uma rede de convidados para os visitantes da sua casa. Desta forma, pode dar-lhes acesso à Internet sem comprometer a segurança da sua rede principal. Pode limitar a largura de banda da rede de convidados para garantir que os seus visitantes não consomem toda a velocidade da Internet.
Em conclusão, existem várias formas de bloquear os utilizadores de Wi-Fi ou de limitar o seu acesso à Internet. Quer utilize uma aplicação como o Netcut ou o Fing, configure a QoS ou o controlo parental ou crie uma rede de convidados, pode garantir que a sua velocidade de Internet não é consumida por determinadas pessoas. Com estes métodos, pode assumir o controlo da sua rede Wi-Fi e ter uma experiência de Internet mais tranquila.