Sim, é possível ter dois sistemas operativos Windows instalados no mesmo PC. A isto chama-se “dual-booting” e permite aos utilizadores alternar entre diferentes sistemas operativos no mesmo computador. No entanto, se já não precisar ou quiser uma das instalações do Windows, pode querer removê-la para libertar espaço e evitar confusões.
Para remover uma instalação do Windows quando tem duas, terá de seguir uma série de passos. Em primeiro lugar, é necessário certificar-se de que efectuou uma cópia de segurança de todos os ficheiros e dados importantes da instalação do Windows que pretende remover. Isto porque o processo de remoção do sistema operativo também irá remover todos os ficheiros e dados associados ao mesmo.
De seguida, terá de abrir a ferramenta Gestão de disco no Windows. Pode fazê-lo clicando com o botão direito do rato no botão Iniciar e seleccionando Gestão de Disco no menu. Depois de abrir a Gestão de discos, terá de localizar a partição que contém a instalação do Windows que pretende remover.
Clique com o botão direito do rato na partição e seleccione Eliminar volume no menu. Isto irá remover a partição e todos os dados associados à mesma. Se a partição contiver a instalação principal do Windows, terá de arrancar a partir de um disco de instalação do Windows ou de uma unidade USB e reparar a instalação para garantir que o computador ainda consegue arrancar correctamente.
Se tiver efectuado o arranque duplo do computador utilizando o GRUB, terá de o remover também. Pode fazê-lo arrancando na instalação restante do Windows e abrindo a linha de comandos como administrador. Digite o seguinte comando: “bootrec.exe /fixmbr” e pressione Enter. Isso removerá o carregador de inicialização do GRUB e o substituirá pelo carregador de inicialização do Windows.
Para manter dois computadores sincronizados, pode utilizar serviços de armazenamento na nuvem como o Dropbox, Google Drive ou OneDrive para armazenar e sincronizar ficheiros entre os dois computadores. Também pode utilizar software de cópia de segurança e sincronização como o SyncBack ou o GoodSync para sincronizar automaticamente ficheiros entre os dois computadores. Em alternativa, pode utilizar uma aplicação de ambiente de trabalho remoto como o TeamViewer ou o AnyDesk para aceder a um computador a partir de outro e transferir ficheiros manualmente.
Para instalar outro sistema operativo num PC, terá de seguir estes passos gerais:
1. Faça backup de todos os dados importantes no seu computador antes de instalar um novo sistema operativo.
2. Descarregar o suporte de instalação do novo sistema operativo que pretende instalar.
3. criar uma unidade USB ou DVD de arranque com o suporte de instalação.
4. Insira a unidade USB ou DVD de arranque no seu computador e reinicie-o.
5. Siga as instruções no ecrã para arrancar a partir do suporte de instalação e iniciar o processo de instalação.
6. Durante o processo de instalação, ser-lhe-á pedido que escolha onde instalar o novo sistema operativo. Pode criar uma nova partição no seu disco rígido ou instalá-lo num disco rígido separado.
7. Siga o resto das instruções no ecrã para concluir o processo de instalação.
Note que os passos específicos podem variar dependendo do sistema operativo que está a instalar, por isso é importante ler as instruções de instalação cuidadosamente.
Para remover o dual boot do cmd, pode seguir estes passos:
1. Abra o prompt de comando com privilégios de administrador.
2. Escreva “bcdedit” e prima enter para ver os dados de configuração do arranque.
3. encontre o identificador da entrada do Windows que deseja remover.
4. Digite “bcdedit /delete {identifier}” e prima enter para remover a entrada.
5. Confirme a exclusão digitando “Y” e pressionando enter.
6. Reinicie o computador para concluir o processo.
Nota: Certifique-se de que efectuou uma cópia de segurança de todos os seus dados importantes antes de tentar remover uma configuração de arranque duplo.
Sim, existem várias formas de instalar o Windows remotamente. Um método é utilizar os Serviços de Instalação Remota (RIS) ou os Serviços de Implementação do Windows (WDS), que permitem instalar o Windows remotamente através de uma rede. Outra opção é utilizar software de terceiros, como o TeamViewer ou o Remote Desktop, para ligar remotamente a um computador e instalar o Windows a partir de uma imagem de disco ou de uma unidade USB.