O tempo de resposta de um teclado pode ser medido em milissegundos (ms). Quanto mais baixo for o tempo de resposta, mais rápido é o teclado. A maioria dos teclados modernos tem um tempo de resposta entre 1 e 5 ms, o que é suficientemente rápido para a maioria dos utilizadores. No entanto, os jogadores e os profissionais que exigem tempos de resposta extremamente rápidos devem procurar um teclado com um tempo de resposta inferior a 1 ms.
Uma forma de determinar o tempo de resposta de um teclado é utilizar software especializado. Existem vários programas de software gratuitos e pagos disponíveis que podem medir o tempo de resposta de um teclado. Normalmente, estes programas exigem que prima uma tecla e medem o tempo necessário para que a tecla seja registada no ecrã. Também podem apresentar o tempo médio de resposta do teclado ao premir várias teclas.
Quanto ao teclado com o tempo de resposta mais curto, existem várias opções disponíveis no mercado. Os teclados para jogos de marcas como a Logitech, Corsair e Razer têm normalmente os tempos de resposta mais rápidos, com alguns modelos a apresentarem tempos de resposta inferiores a 1 ms. Estes teclados são concebidos especificamente para jogadores que necessitam de uma introdução rápida e precisa.
Se precisar de escrever sinais diferentes no Word, pode utilizar a funcionalidade Inserir Símbolo. Esta funcionalidade permite-lhe inserir caracteres especiais, tais como símbolos de direitos de autor, símbolos de marcas comerciais e símbolos matemáticos, no seu documento do Word. Para aceder à funcionalidade Inserir Símbolo, clique no separador Inserir do friso e, em seguida, clique em Símbolo. A partir daí, pode seleccionar o símbolo que pretende inserir e clicar em Inserir.
Se estiver a pensar onde se encontra o sinal diferente no teclado, isso depende do tipo de teclado que está a utilizar. Na maioria dos teclados normais, o sinal de diferente está localizado acima do sinal de igual (=) na linha superior das teclas. No entanto, em alguns computadores portáteis e teclados compactos, o sinal de diferente pode estar localizado num local diferente.
Se for necessário retirar teclas do teclado, é importante fazê-lo com cuidado para evitar danificar o teclado. Para remover uma tecla, utilize uma pequena ferramenta, como uma chave de fendas de cabeça chata ou um puxador de teclas, para retirar cuidadosamente a tecla do teclado. Para voltar a colocar a tecla, alinhe-a com o interruptor e prima-a com firmeza até ouvir um clique.
Finalmente, o símbolo ≠ significa “não igual a”. É comummente utilizado em matemática para indicar que dois valores não são iguais. Por exemplo, 5 ≠ 7 significa que 5 não é igual a 7. O símbolo pode ser digitado no Word usando o recurso Inserir Símbolo ou usando o código Alt (Alt+8800).
Para desactivar uma tecla no teclado de um computador portátil, pode utilizar um software de terceiros ou modificar as definições do registo do Windows. Um software popular para este fim é o SharpKeys, que permite remapear ou desactivar teclas do teclado. Em alternativa, pode modificar as definições do registo seguindo estes passos:
1. Prima a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
2. Escreva “regedit” e prima Enter para abrir o Editor de Registo.
3. navegue até a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlKeyboard Layout
4. clique com o botão direito do mouse na chave “Keyboard Layout” e selecione New > Binary Value.
5. Nomear o novo valor como “Scancode Map”.
6. Faça duplo clique no valor “Scancode Map” e introduza o seguinte código hexadecimal: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 03 00 00 00 00 00 00 00 00 5B E0 00 00 00 00 00 00.
7. Clique em OK e reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.
Nota: A desactivação de determinadas teclas do teclado pode ter consequências indesejadas, pelo que deve proceder com cuidado e fazer uma cópia de segurança do registo antes de efectuar quaisquer alterações.
Para melhorar o atraso no tempo de resposta do teclado, pode tentar os seguintes métodos:
1. Use um teclado com fio em vez de um teclado sem fio, pois os teclados com fio geralmente têm um tempo de resposta mais rápido.
2. Desactivar qualquer software ou aplicação desnecessários executados em segundo plano, uma vez que podem estar a causar atrasos no tempo de resposta do teclado.
Ajustar as definições de atraso de repetição no sistema operativo para reduzir o tempo necessário para a repetição de uma tecla.
Limpar o teclado regularmente, uma vez que a sujidade e os detritos podem fazer com que as teclas se colem, provocando atrasos.
5. Actualize os componentes de hardware do seu computador, como o processador, a RAM e a placa-mãe, para melhorar o desempenho geral do sistema.