- Windows 8: pressione a tecla do Windows ( ) + X e selecione Command Prompt (Admin) (Prompt de Comando). Windows 7/Vista: Clique no menu Start (Iniciar).
- Na janela, digite: chkdsk x: /f. onde x é a letra de unidade do disco que você deseja testar.
Se estiver a ter problemas com o desempenho do seu computador, um ScanDisk poderá ajudar. O ScanDisk é uma ferramenta integrada no Windows que analisa e verifica a integridade do disco rígido em busca de erros. Também pode ajudar a corrigir quaisquer erros que encontre, o que, por sua vez, pode melhorar o desempenho do computador.
Onde encontrar o ScanDisk Para encontrar o ScanDisk, aceda ao Explorador de Ficheiros do computador, clique com o botão direito do rato no disco rígido que pretende analisar e seleccione “Propriedades”. Clique no separador “Ferramentas” e verá a opção “Verificar” se existem erros na unidade. Isto irá lançar o ScanDisk e iniciar o processo de verificação.
Abrir o Desfragmentador de Disco
Para abrir o Desfragmentador de Disco, clique no botão “Optimizar” localizado mesmo ao lado do botão “Verificar”. Isto levá-lo-á para a ferramenta Desfragmentador de Disco, onde pode analisar e optimizar o seu disco rígido.
A função do ScanDisk
A principal função do ScanDisk é verificar se existem erros no disco rígido e corrigi-los. Estes erros podem variar desde sectores defeituosos no disco rígido até erros no sistema de ficheiros. Ao corrigir estes erros, pode melhorar o desempenho do seu computador e evitar a perda de dados.
Como usar o Check Disk Para usar o Check Disk, também conhecido como chkdsk, abra o Prompt de Comando e digite “chkdsk” seguido da letra da unidade que deseja verificar. Por exemplo, se quiser verificar a unidade C:, digite “chkdsk C:” e prima enter. Isso iniciará o processo de verificação e fornecerá um relatório sobre quaisquer erros encontrados.
O que é o chkdsk Spotfix?
O Chkdsk Spotfix é um recurso do Windows que permite que a ferramenta chkdsk corrija certos tipos de erros em uma unidade sem exigir uma verificação completa. Isso pode economizar tempo e recursos e é especialmente útil para unidades maiores.
Em conclusão, o ScanDisk é uma ferramenta útil que pode ajudar a melhorar o desempenho do computador, analisando e corrigindo erros no disco rígido. Ao utilizá-la regularmente, pode evitar a perda de dados e manter o seu computador a funcionar correctamente. Não se esqueça de utilizar também o Desfragmentador de disco e o chkdsk para manter o seu disco rígido optimizado e sem erros.
A duração do chkdsk f depende do tamanho do seu disco rígido e do número de erros encontrados durante a verificação. Pode levar de alguns minutos a várias horas para ser concluído.
Para usar o chkdsk num disco rígido externo, é necessário ligar o disco rígido externo ao computador, abrir a linha de comandos como administrador, escrever “chkdsk” seguido da letra da unidade do disco rígido externo, adicionar os parâmetros apropriados (como “/f” para corrigir erros ou “/r” para localizar sectores danificados) e premir Enter. O utilitário chkdsk irá então analisar o disco rígido externo e corrigir quaisquer erros ou sectores danificados que encontrar.
Para efectuar a desfragmentação do disco no seu PC, pode seguir estes passos:
1. Abra o menu Iniciar e procure por “Desfragmentar e optimizar unidades”.
2. Clique no programa que aparece nos resultados da pesquisa.
3. seleccione a unidade que pretende desfragmentar e clique em “Optimizar”.
4. aguarde que o processo de desfragmentação seja concluído. Isto pode demorar vários minutos ou mesmo horas, dependendo do tamanho da unidade e do nível de fragmentação.
Em alternativa, também pode utilizar ferramentas de desfragmentação de disco de terceiros, tais como Auslogics Disk Defrag, Defraggler ou MyDefrag.