Uma tupla em Python é uma coleção ordenada e imutável de objetos. É uma estrutura de dados que agrupa múltiplos valores. Ao contrário das listas, as tuplas não podem ser modificadas depois de criadas. Os valores em uma tupla podem ser de qualquer tipo de dados, incluindo números, strings e até mesmo outras tuplas. As tuplas são normalmente utilizadas em Python para representar valores relacionados que não devem ser alterados, tais como o nome e a idade de uma pessoa, ou as coordenadas de um ponto num gráfico.
“`
dias da semana = (“segunda-feira”, “terça-feira”, “quarta-feira”, “quinta-feira”, “sexta-feira”, “sábado”, “domingo”)
“`
Uma vez criado, os valores em uma tupla não podem ser alterados. A tentativa de modificar uma tupla resultará em um TypeError. No entanto, é possível acessar valores individuais em uma tupla usando indexação, assim como com listas. Por exemplo, para imprimir o terceiro dia da semana, você poderia fazer isso:
“`
print(weekdays[2]) # imprime “Wednesday”
“`
“`
print(weekdays[:3]) # imprime (“Monday”, “Tuesday”, “Wednesday”)
“`
Uma *tupla, também conhecida como operador “splat”, permite que você use uma tupla para fornecer múltiplos argumentos para uma função. Por exemplo, se você tivesse uma função que recebe três argumentos, você poderia chamá-la assim:
““
def my_function(a, b, c):
print(a, b, c)
minha_tupla = (“olá”, “mundo”, “!”)
minha_função(*minha_tupla) # imprime “olá mundo !”
“`
Em programação, uma tupla é uma forma conveniente de agrupar valores relacionados. Ela permite que você passe vários valores como um único objeto, o que pode tornar seu código mais conciso e fácil de ler. As tuplas também são úteis quando é necessário garantir que um conjunto de valores permaneça constante em todo o código.
Em resumo, tuplas em Python são uma coleção ordenada e imutável de objetos que são comumente usados para agrupar valores relacionados. Você pode declarar uma tupla usando parênteses e acessar valores individuais usando indexação ou fatiamento. Uma *tupla permite-lhe utilizar uma tupla para fornecer vários argumentos a uma função. As tuplas são uma ferramenta útil na programação para agrupar valores relacionados e garantir que um conjunto de valores permaneça constante em todo o seu código.
Em Python, é possível colocar valores numa tupla declarando uma variável e atribuindo-a a uma tupla que contenha os valores desejados. A sintaxe para declarar uma tupla consiste em colocar os valores entre parênteses, separados por vírgulas. Por exemplo, para criar uma tupla com os valores 1, 2 e 3, você escreveria:
“`
minha_tupla = (1, 2, 3)
“`
Uma vez criada uma tupla, não é possível alterar seus valores. No entanto, é possível atribuir uma nova tupla ao mesmo nome de variável, efetivamente substituindo a tupla antiga por uma nova.
Para transformar uma lista numa tupla Python, podes usar a função integrada tuple(). Esta função recebe um iterável (como uma lista) como argumento e retorna uma tupla contendo todos os elementos do iterável. Aqui está um exemplo:
“`
minha_lista = [1, 2, 3]
minha_tupla = tupla(minha_lista)
print(minha_tupla)
“`
Saída:
“`
(1, 2, 3)
“`
Neste exemplo, a lista `[1, 2, 3]` é convertida em uma tupla usando a função `tupla()` e armazenada na variável `minha_tupla`. A tupla resultante `(1, 2, 3)` é então impressa na consola.
Para saber o tamanho de uma tupla em Python, você pode usar a função embutida `len()`. A função `len()` retorna o número de elementos na tupla. Por exemplo:
“`
minha_tupla = (1, 2, 3, 4, 5)
tamanho_da_tupla = len(minha_tupla)
print(“O tamanho da minha_tupla é:”, tamanho_da_tupla)
“`
Saída:
“`
O tamanho de minha_tupla é: 5
“`
Neste exemplo, `len(minha_tupla)` retorna 5, que é o tamanho da tupla `minha_tupla`.