Se você está procurando desabilitar o CSM no BIOS do seu computador, é provável que você esteja trabalhando em um sistema mais novo que usa UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) ao invés do antigo BIOS (Basic Input/Output System). O CSM, ou Módulo de Suporte à Compatibilidade, é um recurso do UEFI que permite que seu sistema inicialize no modo BIOS legado, o que pode ser útil para compatibilidade com software e hardware mais antigos, mas também pode causar problemas com sistemas mais novos. Veja como desativar o CSM no seu BIOS.
Passo 1: Aceder às definições da BIOS Para aceder às definições da BIOS, terá de reiniciar o computador e premir a tecla apropriada quando este arrancar. Essa tecla varia de acordo com o fabricante e o modelo do computador, mas geralmente é F2, F10 ou Delete. Procure uma mensagem no ecrã durante o arranque que indique qual a tecla a premir ou consulte o manual do computador.
Passo 2: Navegar para o menu de arranque
Quando estiver nas definições da BIOS, navegue para o menu de arranque. Este pode ter um nome diferente no seu sistema, mas deve ser fácil de encontrar. Procure uma opção de menu que inclua a palavra “Boot” ou “Startup”.
Passo 3: Desactivar o CSM Dentro do menu Boot, procure uma opção chamada “CSM” ou “Compatibility Support Module”. Dependendo do seu sistema, esta opção pode estar localizada num submenu diferente, pelo que poderá ter de explorar um pouco. Depois de encontrar a opção CSM, desactive-a alterando a definição para “Off” ou “Disabled”.
Passo 4: Guardar e sair Depois de ter desactivado o CSM, navegue até ao menu Sair e escolha a opção “Guardar e sair”. O sistema será reiniciado e as alterações feitas nas configurações do BIOS entrarão em vigor.
O que é o F12 Boot Menu?
O F12 Boot Menu é uma funcionalidade que permite escolher a partir de que dispositivo arrancar quando o computador é iniciado. Isto pode ser útil se precisar de arrancar a partir de uma unidade USB ou CD/DVD, por exemplo, ou se quiser aceder às definições da BIOS do seu computador. Para aceder ao menu de arranque F12, reinicie o computador e prima F12 quando este arrancar. Deverá ver um menu que lhe permite escolher o dispositivo a partir do qual pretende arrancar.
Como desactivar o Arranque Seguro?
Para desactivar o Arranque Seguro num computador Windows, siga estes passos:
1. Abra a ferramenta de configuração do sistema premindo a tecla Windows + R e, em seguida, escrevendo “msconfig” na caixa de diálogo Executar.
2. Seleccione o separador Arranque.
3. desmarque a caixa junto a “Arranque seguro”.
4. clique em OK e reinicie o computador.
Correspondentemente, como efectuar o arranque seguro?
Para activar o arranque seguro num computador Windows, siga estes passos:
1. Aceder às definições da BIOS.
2. Navegue até o menu Segurança.
3. procurar uma opção chamada “Secure Boot” e activá-la.
4. Guarde e saia das definições da BIOS.
Como instalo o sistema operativo?
Para instalar um sistema operativo no seu computador, terá de ter um disco de instalação de arranque ou uma unidade USB. Aqui estão os passos básicos:
1. Insira o disco de instalação ou a unidade USB no seu computador e reinicie-o.
2. Prima a tecla adequada para aceder ao menu de arranque (normalmente F12).
Escolha o dispositivo a partir do qual pretende arrancar (ou seja, o disco de instalação ou a unidade USB).
Siga as instruções no ecrã para instalar o sistema operativo.
Como instalar o Linux através da rede?
Instalar o Linux pela rede, também conhecido como inicialização pela rede, pode ser um pouco mais complicado do que instalar a partir de um disco ou unidade USB. Aqui estão os passos básicos:
1. Configurar um servidor TFTP e configurá-lo para servir o kernel Linux e arquivos initrd.
2. Configure o seu servidor DHCP para fornecer a informação necessária aos computadores clientes, incluindo o endereço IP do servidor TFTP e o nome do kernel Linux a ser carregado.
Configure os seus computadores clientes para arrancar a partir da rede.
Siga as instruções no ecrã para instalar o Linux.
Sim, é possível alterar o sistema operativo de um computador. No entanto, o processo de alteração do sistema operativo pode variar consoante o computador e o novo sistema operativo que está a ser instalado. Desactivar o CSM na BIOS pode ser recomendado para algumas instalações e existe um guia passo-a-passo disponível para este processo.
Lamento, mas não tenho a certeza do que quer dizer com “CSM militar”. Se puder fornecer mais contexto ou clarificar a sua pergunta, terei todo o gosto em tentar ajudá-lo.
Para arrancar um servidor, terá de aceder às definições da BIOS e configurá-las adequadamente. Os passos específicos podem variar consoante o modelo e o fabricante do servidor, mas, geralmente, é necessário premir uma tecla (como F2 ou Del) durante o processo de arranque para aceder às definições da BIOS. A partir daí, pode navegar para as opções de arranque e definir a ordem de arranque pretendida, que determinará a ordem pela qual o servidor procura os dispositivos de arranque (como o disco rígido, a unidade de CD/DVD ou a unidade USB). Uma vez definida a ordem de arranque, pode guardar as alterações e sair das definições da BIOS para reiniciar o servidor e arrancar a partir do dispositivo seleccionado.