O sobreaquecimento é a causa mais comum do esgotamento da placa de TV. As placas gráficas geram muito calor e, se não forem arrefecidas adequadamente, podem sobreaquecer e falhar. Isto pode acontecer devido a uma ventilação deficiente na caixa do computador, a uma ventoinha de arrefecimento avariada ou à utilização de um sistema de arrefecimento inadequado. Para evitar o sobreaquecimento, certifique-se de que o seu computador tem um fluxo de ar adequado e considere a utilização de métodos de arrefecimento adicionais, como o arrefecimento líquido ou uma ventoinha maior.
Outra causa de desgaste da placa de TV são os picos de energia. Um aumento súbito da tensão pode danificar os componentes da placa gráfica, incluindo os condensadores e as resistências. Para evitar isto, utilize um protector contra picos de tensão ou uma UPS (fonte de alimentação ininterrupta) para proteger o seu computador das flutuações de energia.
Infelizmente, uma placa de vídeo queimada não pode ser reparada. Uma vez danificada, tem de ser substituída. No entanto, pode tentar restaurar a placa recolocando-a na ranhura PCIe ou limpando-a com ar comprimido. Se estes métodos não funcionarem, terá de comprar uma nova placa gráfica.
Se o cooler da placa de vídeo não estiver a rodar, é provável que se trate de um problema de hardware. Isto pode ser causado por uma ventoinha defeituosa ou por um conector de alimentação danificado. Para resolver este problema, pode tentar limpar a ventoinha ou substituí-la. Se o conector de alimentação estiver danificado, será necessário substituir todo o cooler.
Para testar o cooler da placa de vídeo, pode utilizar software como o FurMark ou o MSI Afterburner. Estes programas testam a tensão da placa gráfica e monitorizam a sua temperatura. Se a temperatura subir rapidamente ou o cooler deixar de funcionar, pode haver um problema com o sistema de refrigeração.
Em conclusão, o esgotamento da placa de TV pode ser causado por sobreaquecimento, picos de energia e problemas de hardware. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de que o computador tenha ventilação adequada e use um protetor contra surtos ou no-break. Se a placa de vídeo se queimar, ela não poderá ser consertada e precisará ser substituída. No entanto, pode tentar restaurá-la recolocando-a no lugar ou limpando-a. Se o cooler não estiver girando, é provável que seja um problema de hardware que pode ser resolvido com a limpeza ou substituição do ventilador.
O artigo “O que faz com que a placa de TV se queime?” não está directamente relacionado com a pergunta “O que é um artefacto na placa de vídeo?”. No entanto, os artefactos numa placa de vídeo referem-se a anomalias visuais como cintilação, distorção ou padrões estranhos no ecrã que são normalmente causados por problemas de processamento gráfico ou problemas de hardware.
É difícil fornecer um custo exacto para a reparação de uma placa de vídeo com artefactos, uma vez que este pode variar consoante o tipo de placa de vídeo, a extensão dos danos e a oficina que escolher. No entanto, as reparações de placas de vídeo com artefactos podem variar entre $50 e $200 ou mais. É melhor consultar um técnico de reparo profissional ou um centro de serviços para obter uma estimativa precisa.
Se uma placa-mãe estiver queimada, há alguns sinais que podem ser observados. O primeiro sinal é o facto de o computador não ligar ou ligar apenas por breves instantes antes de se desligar. Poderá também ouvir sinais sonoros ou ver mensagens de erro no ecrã. Se notar um cheiro a queimado proveniente do computador ou se vir danos visíveis na placa-mãe, tais como áreas enegrecidas ou derretidas, estes são também indícios de que a placa-mãe está queimada.