- 1 Acesse o roteador pelo navegador da Internet.
- 2 Digite seu nome de usuário e senha.
- 3 Encontre a seção de Redirecionamento de Portas (Port Forwarding).
- 4 Crie uma entrada personalizada.
- 5 Salve suas configurações.
Se estiver a tentar configurar um servidor Web seguro ou activar o tráfego HTTPS na sua rede, poderá ter de libertar a porta 443 no seu router. A porta 443 é a porta padrão para HTTPS, que fornece comunicação criptografada entre navegadores da Web e servidores da Web. Neste guia, vamos guiá-lo através dos passos para libertar a porta 443 no seu router.
Passo 1: Aceder às definições do seu router Para libertar a porta 443 no seu router, terá de aceder às definições do seu router. Isso geralmente pode ser feito digitando o endereço IP do seu roteador no seu navegador da web. O endereço IP padrão para a maioria dos roteadores é 192.168.1.1, mas isso pode variar dependendo do modelo e do fabricante do roteador.
Passo 2: Inicie sessão no seu router Depois de aceder às definições do seu router, terá de iniciar sessão. Normalmente, é necessário um nome de utilizador e uma palavra-passe, que podem estar impressos no router ou ser fornecidos pelo seu fornecedor de serviços Internet. Se tiver alterado as credenciais de início de sessão predefinidas, terá de introduzir o seu nome de utilizador e palavra-passe personalizados.
Passo 3: Localizar as definições de reencaminhamento de portas Depois de iniciar sessão no router, terá de localizar as definições de reencaminhamento de portas. Essas configurações são normalmente encontradas no menu “Advanced” ou “Network”. Procure por uma opção chamada “Port Forwarding”, “Virtual Server” ou “Applications and Gaming”.
Passo 4: Adicionar uma nova regra de encaminhamento de porta
Depois de localizar as configurações de encaminhamento de porta, você precisará adicionar uma nova regra de encaminhamento de porta. Esta regra deve especificar a porta 443 e o endereço IP do dispositivo que estará a usar a porta. Pode ser um servidor Web ou outro dispositivo que exija tráfego HTTPS.
Depois de adicionar a nova regra de encaminhamento de porta, guarde as alterações e reinicie o router, se necessário. O seu dispositivo deve agora poder utilizar a porta 443 para tráfego HTTPS.
Em que porta é que o SSH e o Telnet funcionam?
O SSH (Secure Shell) normalmente usa a porta 22 para comunicação, enquanto o Telnet usa a porta 23. No entanto, o Telnet não é seguro e deve ser evitado em favor do SSH ou de outros protocolos encriptados.
Qual é a diferença entre FTP e SSH?
O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo utilizado para transferir ficheiros entre computadores através de uma rede. O SSH, por outro lado, é um protocolo utilizado para acesso e comunicação remotos seguros. Embora ambos os protocolos possam ser utilizados para a transferência de ficheiros, o SSH oferece funcionalidades de segurança adicionais, como a encriptação e a autenticação.
Como descobrir o IP e a porta de um sítio?
Pode encontrar o endereço IP de um sítio Web utilizando uma linha de comandos ou um terminal e escrevendo “ping” seguido do nome de domínio do sítio Web. O número da porta é normalmente especificado no URL, como “http://www.example.com:80” para a porta 80.
O que é HTTP e FTP?
O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é um protocolo utilizado para a transferência de dados através da Internet, nomeadamente para pedidos e respostas de páginas Web. O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo utilizado para a transferência de ficheiros entre computadores através de uma rede.
Além disso, qual é a minha porta IP?
O seu endereço IP é um identificador único atribuído ao seu dispositivo pelo seu fornecedor de serviços Internet. As portas são utilizadas para especificar que aplicação ou serviço no seu dispositivo está a comunicar através da rede. Pode ver as portas abertas do seu dispositivo utilizando um scanner de rede ou uma ferramenta de análise de portas.
Pode utilizar uma ferramenta de scanner de portas para determinar quais as portas que estão abertas na sua rede. Há muitas ferramentas gratuitas e pagas de varredura de portas disponíveis online que podem varrer sua rede em busca de portas abertas e exibir os resultados. Algumas ferramentas populares de scanner de portas incluem o Nmap, o Advanced Port Scanner e o Angry IP Scanner. Você também pode verificar as configurações do seu roteador para ver quais portas estão abertas e quais estão fechadas.
Para testar se a porta 21 está aberta ou não, pode usar uma ferramenta de verificação de portas ou um scanner de portas. Uma ferramenta popular é o “Telnet” que pode ser usado para testar se a porta está aberta ou não. Para utilizar a Telnet, abra a linha de comandos ou o terminal e escreva “telnet [endereço IP do servidor] [número da porta]”. Se a ligação for bem sucedida, então a porta está aberta, mas se não conseguir ligar, então a porta está fechada. Além disso, existem várias ferramentas de verificação de portas online disponíveis que podem ser usadas para testar o status da porta 21.
A porta padrão usada para o serviço SFTP é a porta 22.