- Use uma chave de fenda Philips para remover os parafusos que fixam a placa de vídeo no gabinete.
- Desconecte os cabos conectados à placa de vídeo.
- Solte a trava do slot PCI-e na parte traseira da placa de vídeo.
- Remova a placa com cuidado, puxando-a.
Se você é um jogador ou alguém que usa software com gráficos intensivos, você pode precisar atualizar sua placa de vídeo para obter o melhor desempenho do seu computador. Mudar a placa de vídeo pode parecer uma tarefa assustadora, mas com as ferramentas e os conhecimentos certos, pode ser feito de forma rápida e fácil. Aqui está um guia passo a passo sobre como trocar a placa de vídeo.
Passo 1: Reúna as ferramentas e o equipamento necessários. Vai precisar de uma chave de fendas, uma pulseira anti-estática e uma nova placa de vídeo compatível com o seu computador.
Passo 2: Desligue o computador e retire a ficha da fonte de alimentação. Certifique-se de que se liga à terra usando uma pulseira anti-estática para evitar quaisquer danos no seu computador.
Passo 3: Abra a caixa do computador, retirando os parafusos na parte de trás da caixa. Retire cuidadosamente a caixa e coloque-a de lado.
Passo 4: Localize a placa de vídeo na placa-mãe. Normalmente é a maior placa e está localizada perto da parte de trás do computador. Empurre suavemente a alavanca de libertação da placa e retire-a da placa-mãe.
Passo 5: Insira a nova placa de vídeo na ranhura da placa-mãe. Certifique-se de que está bem colocada e que a alavanca de libertação está bloqueada.
Passo 6: Volte a colocar a caixa do computador e aparafuse-a de novo no lugar.
Passo 7: Ligue o computador e ligue-o. Se necessário, instale os controladores da nova placa de vídeo.
Agora que mudou a placa de vídeo, pode querer verificar se o seu computador a está a utilizar. Eis como o pode fazer:
Passo 1: Abra o Gerenciador de Dispositivos clicando com o botão direito do mouse no menu Iniciar e selecionando Gerenciador de Dispositivos.
Passo 2: Em Adaptadores de ecrã, deve ver a nova placa de vídeo listada. Se ela não estiver listada, tente recolocar a placa ou instalar os drivers novamente.
Para resolver problemas com a placa de vídeo, pode tentar actualizar os controladores ou verificar se existem conflitos de hardware. Se continuar a ter problemas, poderá ser necessário substituir a placa.
Para optimizar os jogos, pode ajustar as definições gráficas nas opções de jogo. Também pode fazer overclock da placa de vídeo para obter um melhor desempenho. No entanto, tenha cuidado ao fazer overclocking, pois pode danificar a placa se for feito incorrectamente.
Por fim, para responder à pergunta sobre como remover a placa-mãe do computador, é necessário seguir os mesmos passos da remoção da placa de vídeo. No entanto, também é necessário desligar todos os cabos e componentes ligados à placa-mãe antes de a remover da caixa.
Uma placa de vídeo dedicada, também conhecida como placa de vídeo discreta, é um componente separado que se dedica exclusivamente ao processamento de gráficos. Tem o seu próprio processador, memória e sistema de arrefecimento. Por outro lado, uma placa de vídeo integrada, também conhecida como placa de vídeo onboard, está integrada na placa-mãe do computador e partilha a RAM e a capacidade de processamento do computador. A principal diferença entre as duas é que uma placa de vídeo dedicada oferece melhor desempenho e é necessária para tarefas mais exigentes, como jogos ou edição de vídeo, enquanto uma placa de vídeo integrada é adequada para tarefas básicas, como navegar na Internet ou trabalhar no escritório.
Para mudar de uma placa de vídeo integrada para uma dedicada, siga estes passos:
1. Determine a compatibilidade da placa-mãe do seu computador com a placa de vídeo dedicada.
2. Adquira uma placa de vídeo dedicada compatível.
3. desligue o computador e desconecte-o da fonte de alimentação.
4. Abrir a caixa do computador.
5. Localize a placa de vídeo integrada na placa-mãe.
6. Retire a placa de vídeo integrada, premindo suavemente o trinco de libertação e puxando-a para fora da ranhura.
7. Insira a placa de vídeo dedicada na ranhura adequada da placa-mãe.
8. Fixe a placa de vídeo dedicada com parafusos.
9. Conecte os cabos da fonte de alimentação à placa de vídeo dedicada.
10. Feche a caixa do computador e ligue a fonte de alimentação.
11. Ligar o computador.
12. Instalar os controladores para a placa de vídeo dedicada.
Nota: Recomenda-se a consulta das instruções do fabricante ou a procura de assistência profissional se não estiver familiarizado com o processo de substituição de uma placa de vídeo.
Para fazer com que os jogos sejam executados na GPU, é necessário primeiro garantir que o computador está a utilizar a placa gráfica dedicada em vez da placa gráfica integrada. Para tal, aceda às definições gráficas do seu computador e seleccione a GPU dedicada como o processador gráfico preferido. Além disso, certifique-se de que os controladores gráficos estão actualizados e de que o jogo está configurado para utilizar o GPU dedicado. Normalmente, isto pode ser feito nas definições gráficas ou no menu de opções do jogo.