Os periféricos são dispositivos que se ligam a um computador e melhoram a sua funcionalidade. Eles podem ser classificados em três categorias: de entrada, de saída e mistos. Os periféricos de entrada são aqueles que permitem ao utilizador introduzir dados no computador, como um teclado ou um rato. Os periféricos de saída apresentam dados do computador, como um monitor ou uma impressora. Os periféricos mistos têm capacidades de entrada e saída, como um ecrã táctil ou um microfone.
Os dispositivos de entrada-saída, também conhecidos como dispositivos de E/S, são periféricos que têm capacidades de entrada e de saída. Podem receber entradas do utilizador e fornecer saídas ao utilizador. Exemplos de dispositivos de E/S incluem um modem, que permite comunicar com outros computadores através da linha telefónica, e um ecrã táctil, que permite interagir com o computador tocando no ecrã.
Os dispositivos híbridos são semelhantes aos dispositivos de E/S, mas são concebidos para executar tarefas específicas. Por exemplo, um leitor de códigos de barras é um dispositivo híbrido porque pode introduzir dados no computador através da leitura de um código de barras e fornecer dados ao utilizador através da apresentação das informações associadas ao código de barras.
Os dispositivos de armazenamento de dados são periféricos utilizados para armazenar dados num computador. Os exemplos incluem um disco rígido, que armazena programas e ficheiros permanentemente, e uma unidade flash USB, que pode ser utilizada para armazenar e transferir dados entre computadores.
Em geral, os exemplos dados na pergunta principal são todos periféricos de entrada, excepto a impressora, que é um periférico de saída. O teclado, o rato e o scanner permitem ao utilizador introduzir dados no computador, enquanto o monitor apresenta os resultados do computador.
Em conclusão, os periféricos são componentes essenciais de um sistema informático e melhoram a funcionalidade de um computador. Existem três tipos de periféricos: de entrada, de saída e mistos. Os dispositivos de entrada-saída, os dispositivos híbridos e os dispositivos de armazenamento de dados são exemplos de periféricos que podem ter capacidades de entrada e de saída. Compreender os diferentes tipos de periféricos e as suas funções pode ajudá-lo a escolher o periférico certo para as suas necessidades.
Os periféricos são dispositivos que estão ligados a um computador ou a outro dispositivo electrónico para fornecer entrada, saída ou ambos. Exemplos de periféricos incluem teclados, ratos, impressoras, scanners, câmaras e discos rígidos externos. Permitem aos utilizadores interagir e expandir a funcionalidade dos seus dispositivos.
Os periféricos de entrada da Brainly são dispositivos que permitem aos utilizadores introduzir ou digitar dados num computador ou noutro dispositivo electrónico. Exemplos de periféricos de entrada da Brainly incluem teclados, ratos ou touchpads, scanners, câmaras digitais, microfones e joysticks. Estes dispositivos permitem que os utilizadores comuniquem com um computador ou outro dispositivo electrónico e proporcionam a capacidade de controlar, manipular ou recuperar dados.
Os dispositivos periféricos são peças de hardware de computador que são ligadas ao computador para expandir a sua funcionalidade. Podem ser classificados em três tipos: dispositivos de entrada, dispositivos de saída e dispositivos mistos ou de entrada/saída. Os dispositivos de entrada são utilizados para fornecer dados ao computador, tais como teclados, ratos e scanners. Os dispositivos de saída são utilizados para visualizar os dados do computador, como monitores, impressoras e altifalantes. Os dispositivos mistos ou de entrada/saída podem tanto receber como enviar dados para o computador, como os ecrãs tácteis e os modems.