O software é uma peça rara de se encontrar até mesmo em pesquisas direcionadas, mas seu legado foi deixado nas guias paralelas, tecnologia posteriormente adquirida pela Microsoft para ser integrada ao Word.
O Erwise foi criado em 1992 por um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Helsínquia. O browser foi inicialmente concebido para correr no X Window System, um sistema de janelas popular para sistemas operativos baseados em Unix. No entanto, foi posteriormente adaptado para ser executado nos sistemas operativos Windows e Macintosh.
A guerra dos programas de navegação começou em meados da década de 1990 e foi uma competição entre o Internet Explorer da Microsoft e o Navigator da Netscape. A guerra dos programas de navegação começou em 1995 e durou até ao início da década de 2000. Durante este período, a Microsoft foi acusada de comportamento anti-concorrencial, o que levou a uma acção judicial por parte do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Após a guerra dos programas de navegação, Bill Gates abandonou o cargo de director executivo da Microsoft e tornou-se consultor tecnológico da empresa. Também se envolveu em filantropia e, juntamente com a sua mulher Melinda, criou a Fundação Bill e Melinda Gates, que é uma das maiores organizações de caridade do mundo.
A palavra “Firefox” era originalmente um nome de código para o navegador Web da Mozilla. O nome foi escolhido por ser uma alcunha do panda vermelho, que é a mascote da Fundação Mozilla. O nome foi mais tarde adoptado como o nome oficial do navegador, e foi lançado em 2004.
O Mozilla Firefox continua a ser utilizado actualmente e é um dos navegadores Web mais populares do mundo. É conhecido por ser rápido, seguro e personalizável. O navegador é de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode ver e modificar o código fonte.
O termo “browse” vem da palavra “browsen”, que é uma palavra do inglês médio que significa pastar ou alimentar-se. O termo foi utilizado pela primeira vez no século XVII para se referir ao acto de pastar gado. No final do século XX, o termo foi adoptado para designar o acto de procurar informação na Internet. Actualmente, o termo “navegar” é normalmente utilizado para designar o acto de ver páginas Web na Internet.
O segundo navegador de Internet chamava-se Mosaic. Foi criado por Marc Andreessen e Eric Bina no National Center for Supercomputing Applications (NCSA) em 1993.
O motor Firefox é um componente de software que alimenta o navegador web Firefox. Chama-se Gecko e é um motor de layout de código aberto concebido para renderizar páginas Web de acordo com as normas Web.
O artigo “Quem foi o primeiro navegador do Brasil?” não fornece informações sobre o primeiro navegador que trouxe o conceito de abas.