A razão mais comum para não conseguir copiar ficheiros grandes para uma pen USB é que a unidade pode estar formatada com o sistema de ficheiros FAT32. O FAT32 tem uma limitação de 4 GB por tamanho de ficheiro, o que significa que não será possível copiar um ficheiro com mais de 4 GB para a unidade. Para resolver este problema, pode tentar formatar a pen USB utilizando o sistema de ficheiros NTFS. O NTFS suporta ficheiros de maiores dimensões e deverá ser possível copiar ficheiros com mais de 4 GB para a unidade.
Outra razão pela qual poderá estar a enfrentar velocidades de transferência lentas ao copiar ficheiros para uma pen USB deve-se ao tipo de porta USB que está a utilizar. Se estiver a utilizar uma porta USB 2.0, as velocidades de transferência serão mais lentas do que se estiver a utilizar uma porta USB 3.0. Se o seu computador não tiver uma porta USB 3.0, pode adquirir uma placa de expansão USB 3.0 ou um hub USB 3.0.
Para copiar ficheiros mais rapidamente para a unidade flash USB, pode também tentar utilizar uma ferramenta de transferência de ficheiros de terceiros. Estas ferramentas foram concebidas para optimizar as velocidades de transferência de ficheiros e podem ajudá-lo a copiar ficheiros mais rapidamente para a unidade. Algumas ferramentas populares de transferência de ficheiros incluem o TeraCopy e o FastCopy.
Para enviar um ficheiro de 4 GB, pode comprimi-lo num ficheiro ZIP ou dividi-lo em partes mais pequenas utilizando uma ferramenta de divisão de ficheiros. A compressão do ficheiro num ficheiro ZIP reduzirá o tamanho do ficheiro e facilitará a transferência. A divisão do ficheiro em partes mais pequenas permite-lhe transferir o ficheiro em vários lotes.
Para guardar um documento Word na unidade flash, basta abrir o documento e clicar na opção “Guardar como”. Navegue até à localização da unidade flash USB e seleccione-a como pasta de destino. Clique em “Guardar” e o documento Word será guardado na unidade flash USB.
Para activar a unidade flash, basta ligá-la a uma porta USB do seu computador. Se a unidade não se activar automaticamente, pode ir a “O meu computador” e localizar a unidade. Faça duplo clique na unidade e esta deverá abrir-se numa nova janela.
Para saber se a unidade flash está queimada, pode verificar se existem danos físicos, como fissuras ou descoloração. Também pode tentar ligar a unidade a uma porta USB ou a um computador diferente para ver se é reconhecida. Se a unidade continuar a não ser reconhecida, pode estar queimada e poderá ser necessário substituí-la.
Em conclusão, pode haver várias razões para não conseguir copiar ficheiros grandes para uma pen USB. A formatação da unidade com o sistema de ficheiros NTFS, a utilização de uma ferramenta de transferência de ficheiros de terceiros e a utilização de uma porta USB 3.0 permitem melhorar as velocidades de transferência e copiar ficheiros mais rapidamente para a unidade. Para enviar um ficheiro de 4 GB, pode comprimi-lo num ficheiro ZIP ou dividi-lo em partes mais pequenas. Guardar um documento Word na unidade flash é fácil e activar a unidade é tão simples como ligá-la a uma porta USB do seu computador.
Pode haver várias razões para que a pen USB não abra. Algumas razões possíveis são um sistema de ficheiros corrompido, danos físicos na pen USB, controladores desactualizados ou em falta, ou uma porta USB com mau funcionamento. Para solucionar o problema, pode tentar ligar a pen USB a uma porta ou computador diferente, executar uma verificação de vírus ou formatar a pen USB. Se nenhuma destas soluções funcionar, poderá ser necessário substituir a pen USB.
Para criar uma pasta dentro de uma unidade flash USB, pode ligar a unidade USB ao seu computador, abrir o Explorador de ficheiros ou o Finder (dependendo do seu sistema operativo) e localizar a unidade USB. Clique com o botão direito do rato num espaço vazio da pasta da unidade USB e seleccione “Nova pasta” ou “Criar pasta”. Pode então dar um nome à pasta e começar a adicionar ficheiros à mesma.
Para alterar o sistema de ficheiros de uma unidade flash USB, pode seguir estes passos:
1. Insira a unidade flash USB no seu computador.
2. Abra o Explorador de ficheiros e clique com o botão direito do rato na unidade flash USB.
3. seleccione “Formatar” no menu pendente.
No menu pendente “Sistema de ficheiros”, escolha o sistema de ficheiros pretendido (por exemplo, NTFS ou exFAT).
5. Clique em “Start” (Iniciar) para começar a formatar a unidade flash USB com o novo sistema de ficheiros.
Note que a formatação da unidade flash USB apaga todos os dados nela contidos, por isso certifique-se de que faz uma cópia de segurança dos ficheiros importantes antes de continuar.