- Passo 1: Abra “”Gerenciamento de disco”” no Windows 11/10/8/7, clique com o botão direito no Pen Drive, e escolha “” Formatar””.
- Passo 2: Escolha um sistema de arquivo apropriado como FAT32, NTFS, exFAT, e clique em “”OK”” para executar um formato rápido.
As pen USB são uma excelente forma de armazenar e transferir ficheiros, mas por vezes podem ficar corrompidas ou simplesmente recusar-se a formatar. Quando isso acontece, pode ser frustrante e levar à perda de dados ou espaço de armazenamento inutilizável. No entanto, existem vários métodos que pode tentar para formatar a pen USB e pô-la a funcionar novamente.
Uma razão comum para a não formatação de uma pen USB é o facto de estar protegida contra escrita. Isto significa que o dispositivo está definido para o modo só de leitura e não é possível efectuar quaisquer alterações ao mesmo. Para remover a protecção contra escrita, verifique se existe um interruptor ou botão físico no dispositivo que possa ter sido acidentalmente accionado. Se não existir um interruptor, tente utilizar a linha de comandos do seu computador para desactivar a protecção contra escrita. Abra a linha de comandos e escreva “diskpart” seguido de “list disk” para ver uma lista de todas as unidades ligadas. Identifique a pen USB e escreva “select disk #” (substitua # pelo número do seu disco) e depois escreva “attributes disk clear readonly”. Isto deve desactivar a protecção contra escrita e permitir-lhe formatar o dispositivo.
Se a pen USB continuar a não formatar, pode ser devido a erros no sistema de ficheiros. Pode utilizar a ferramenta de verificação de erros incorporada no seu computador para analisar e corrigir quaisquer problemas com o sistema de ficheiros. Clique com o botão direito do rato na pen USB no Explorador do Windows e seleccione “Propriedades”. No separador “Ferramentas”, clique em “Verificar” na secção “Verificação de erros”. Isto irá verificar se existem erros no dispositivo e tentar corrigi-los. Quando a verificação estiver concluída, tente formatar novamente o dispositivo.
Outra opção é utilizar software de terceiros para formatar a pen USB. Existem vários programas disponíveis que podem ajudar a formatar e reparar dispositivos de armazenamento corrompidos. Uma opção popular é a Ferramenta de formatação de armazenamento em disco USB HP. Este programa pode formatar uma variedade de unidades USB e também tem a capacidade de criar unidades de arranque. Outra opção é o software EaseUS Partition Master Free, que pode redimensionar, mover e formatar partições nos seus dispositivos de armazenamento.
Para além dos problemas de formatação, alguns utilizadores podem querer desactivar o armazenamento USB no telemóvel para evitar o acesso não autorizado ou o roubo de dados. Para o fazer, aceda às definições do telemóvel e procure as opções “Armazenamento” ou “Segurança”. Dependendo do seu dispositivo, poderá ver uma opção para “Desactivar armazenamento USB” ou “Depuração USB”. Ao activar esta opção, o telemóvel não permite a ligação de dispositivos de armazenamento USB.
Se apagar acidentalmente ficheiros no telemóvel ou no computador, poderá ser possível recuperá-los a partir do caixote do lixo ou da reciclagem. Num computador Windows, o caixote do lixo está normalmente localizado no ambiente de trabalho ou no explorador de ficheiros. Num Mac, o caixote do lixo está localizado na doca. Em dispositivos móveis, como iPhones ou Androids, os ficheiros eliminados podem ser armazenados numa pasta “Recentemente eliminados” ou “Lixo” na galeria do dispositivo ou nas definições de armazenamento.
Finalmente, se tiver curiosidade em conhecer o seu histórico de pesquisas no Google, pode visualizá-lo iniciando sessão na sua conta Google e acedendo à página “A minha actividade”. Aqui, verá todas as suas pesquisas e actividades recentes no Google, incluindo o YouTube e outros serviços Google. Também pode eliminar o seu histórico de pesquisas ou definir opções de eliminação automática nas definições da sua conta.
Em conclusão, existem vários métodos para formatar uma pen USB que não é formatada, incluindo a desactivação da protecção contra escrita, a utilização de ferramentas de verificação de erros e software de terceiros. Além disso, pode desactivar o armazenamento USB no seu telemóvel, recuperar ficheiros eliminados do caixote do lixo e ver o seu histórico de pesquisa do Google. Ao seguir estas sugestões, pode manter os seus dados seguros e os seus dispositivos a funcionar correctamente.
Para limpar tudo numa pen USB, pode utilizar uma ferramenta de formatação de disco que suporte a limpeza ou o apagamento dos dados na pen USB. Também pode utilizar um programa de destruição de ficheiros para eliminar permanentemente todos os ficheiros da pen USB. Outra opção é destruir fisicamente a pen USB, cortando-a ou esmagando-a para garantir que os dados nela contidos são irrecuperáveis. No entanto, tenha cuidado, pois estes métodos apagam permanentemente todos os dados da pen USB e não podem ser desfeitos.
A localização do histórico de pesquisa pode variar consoante o dispositivo e o browser que está a ser utilizado. No entanto, geralmente, o histórico de pesquisa pode ser encontrado nas definições do navegador ou no menu de opções. No Google Chrome, por exemplo, pode aceder ao histórico de pesquisa clicando nos três pontos no canto superior direito, seleccionando “Histórico” e, em seguida, “Histórico” novamente. A partir daí, pode ver e limpar o seu histórico de pesquisas.