Compreender as portas NAND e as suas funções

O que que significa NAND?
NAND é uma memória flash não volátil que pode guardar dados mesmo quando não está conectada a energia. A capacidade de reter dados quando a energia está desligada faz com que a NAND seja uma ótima opção para dispositivos portáteis, internos e externos.
Aprender mais sobre www.kingston.com

NAND (Not AND) é um tipo de porta lógica utilizada em electrónica digital. É uma combinação de duas portas lógicas básicas, nomeadamente a porta AND e a porta NOT. A porta NAND é conhecida pela sua capacidade única de produzir o oposto da saída de uma porta AND. Em termos mais simples, se uma porta AND produz uma saída 1 apenas quando todas as suas entradas são 1, uma porta NAND produz uma saída 0 no mesmo cenário.

Qual é a diferença entre as portas NAND e NOR?

A diferença entre uma porta NAND e uma porta NOR reside nas suas saídas. Como mencionado anteriormente, uma porta NAND produz uma saída que é o oposto da saída de uma porta AND. Por outro lado, uma porta NOR (Not OR) produz uma saída que é o oposto da saída de uma porta OR. Por outras palavras, uma porta NOR produz uma saída 1 apenas quando todas as suas entradas são 0.

Como funciona uma porta NAND?

A operação de uma porta NAND envolve o uso de transistores. Uma porta NAND normalmente tem dois ou mais terminais de entrada e um terminal de saída. Quando todos os terminais de entrada são alimentados com uma tensão elevada (1), os transístores da porta NAND ligam-se, permitindo a passagem de corrente para o terminal de saída. No entanto, se algum dos terminais de entrada for alimentado com uma tensão baixa (0), os respectivos transístores desligam-se, impedindo a passagem de corrente para o terminal de saída.

Qual é a função da porta lógica NOT?

A porta NOT, ou inversor, é uma porta lógica básica que produz o oposto da sua entrada. Tem um terminal de entrada e um terminal de saída. Quando a entrada é fornecida com um 1, a porta NOT produz uma saída 0. Inversamente, quando a entrada é fornecida com um 0, a porta NOT produz uma saída 1. As portas NOT são frequentemente utilizadas em combinação com outras portas lógicas para realizar funções específicas.

Qual é a função de uma porta NOR?

Como mencionado anteriormente, uma porta NOR produz uma saída 1 apenas quando todas as suas entradas são 0. Isto torna-a útil em electrónica digital para implementar circuitos que requerem uma saída baixa quando qualquer uma das suas entradas é alta. Por exemplo, uma porta NOR pode ser usada como um circuito de trava básico que pode armazenar informações binárias.

Qual é a função da porta NAND?

A porta NAND tem várias funções na electrónica digital. É frequentemente utilizada como um bloco de construção básico para circuitos lógicos mais complexos, como flip-flops e registos de deslocamento. Além disso, um grupo de portas NAND pode ser usado para criar uma matriz lógica programável (PLA), que é um dispositivo que pode ser programado para implementar qualquer função lógica desejada.

FAQ
Também se pode perguntar qual é o número mínimo de portas nand que podemos utilizar para fazer a mesma função que uma porta ou?

O número mínimo de portas NAND necessárias para realizar a mesma função de uma única porta NOR é dois. Isso ocorre porque a porta NAND é uma porta universal, o que significa que qualquer função lógica pode ser implementada usando apenas portas NAND.

O que são as portas lógicas?

As portas lógicas são os blocos de construção fundamentais dos circuitos digitais que realizam operações lógicas numa ou mais entradas binárias para produzir uma única saída binária com base na lógica especificada. Exemplos de portas lógicas incluem as portas AND, OR, NOT, NAND, NOR, XOR e XNOR.

Qual é a expressão que representa a porta lógica Xnor?

A expressão que representa a porta lógica Xnor é: A⊕B’ ou A’⊕B. Produz uma saída alta apenas quando ambas as entradas são iguais.