O computador foi produzido por uma parceria entre a universidade da Pensilvânia (UPenn) e a Eletronic Control Company sob encomenda do Exército dos Estados Unidos, com o objetivo de ser utilizado para realizar cálculos complexos dos laboratórios de testes de balística da instituição.
O ENIAC era uma máquina gigantesca, pesando mais de 27 toneladas e ocupando 1.800 pés quadrados de área útil. Compare-se com um computador portátil dos dias de hoje, que pesa normalmente cerca de 3-4 libras e cabe facilmente numa mochila ou mala.
Apesar do seu tamanho, o ENIAC foi um avanço na tecnologia de computação. Utilizava mais de 17.000 tubos de vácuo para efectuar cálculos a uma velocidade anteriormente inimaginável. A máquina era programada com recurso a placas de ligação e interruptores e era capaz de efectuar uma vasta gama de cálculos matemáticos.
O ENIAC foi também a primeira máquina a utilizar uma linguagem de programação de alto nível denominada linguagem de montagem. Esta linguagem foi utilizada para escrever programas para a máquina e tornou muito mais fácil para os programadores trabalharem com a arquitectura complexa da máquina.
Em português, a sigla ENIAC significa “Eletronic Numeric Integrator and Calculator”. A máquina foi uma maravilha da engenharia e abriu caminho para as futuras gerações de tecnologia de computadores.
Embora o ENIAC fosse certamente impressionante, só na década de 1980 é que foi desenvolvido o primeiro computador portátil. O primeiro computador portátil, chamado Grid Compass, foi criado por Bill Moggridge e pesava cerca de 5 quilogramas. Tinha um design em forma de concha e um ecrã LCD incorporado, o que o tornava muito mais portátil do que os computadores anteriores.
Em conclusão, o ENIAC foi criado na Universidade da Pensilvânia e era uma máquina gigantesca que pesava mais de 27 toneladas. Utilizava uma linguagem de programação de alto nível chamada Linguagem de Montagem e abriu caminho para as gerações futuras de tecnologia informática. Os computadores portáteis actuais são muito mais pequenos e portáteis, mas têm uma dívida de gratidão para com o trabalho inovador que foi feito no ENIAC.
O ENIAC era operado por uma equipa de seis mulheres, conhecidas como as “Seis do ENIAC”: Kay McNulty, Betty Jennings, Betty Snyder, Marlyn Wescoff, Fran Bilas e Ruth Lichterman.
O termo ciência da computação refere-se ao estudo de computadores, sistemas computacionais e algoritmos, incluindo a sua teoria, concepção, desenvolvimento e aplicações. Envolve aspectos teóricos e práticos da computação, tais como linguagens de programação, estruturas de dados, algoritmos, sistemas operativos, hardware e desenvolvimento de software. A ciência da computação inclui também subdomínios como a inteligência artificial, a computação gráfica, as bases de dados e as redes.
O EDVAC foi criado por uma equipa de cientistas e engenheiros da Escola Moore de Engenharia Eléctrica da Universidade da Pensilvânia, liderada por John von Neumann, em meados da década de 1940.