A resposta a essa pergunta depende da utilização que planeia dar ao seu Mac. Se tiver um Mac mais recente com uma SSD (unidade de estado sólido), então o APFS é a melhor opção. O APFS está optimizado para SSDs e pode melhorar o desempenho neste tipo de unidades. Além disso, o APFS tem funcionalidades de encriptação incorporadas, que podem ajudar a manter os seus dados seguros.
Por outro lado, se tiver um Mac mais antigo com um disco rígido tradicional, o Mac OS Extended (Journaled) é a melhor opção. Este formato está optimizado para discos rígidos tradicionais e pode ajudar a melhorar o desempenho deste tipo de unidades. No entanto, vale a pena notar que, se estiver a executar o macOS High Sierra ou posterior, ainda pode utilizar o APFS num disco rígido tradicional.
Então, qual é o melhor formato para o Mac HD externo?
Se você deseja usar um disco rígido externo com seu Mac, o melhor formato a ser usado também é APFS ou Mac OS Extended (Journaled), dependendo do tipo de unidade que você possui. Se estiver a utilizar um SSD externo, então o APFS é a melhor opção. Se estiver a utilizar um disco rígido externo tradicional, o Mac OS Extended (Journaled) é a melhor opção.
Como distinguir o Mac do MacBook?
Se não tem a certeza se tem um Mac ou um MacBook, existe uma forma fácil de o descobrir. Um Mac é um computador de secretária fabricado pela Apple, enquanto um MacBook é um computador portátil fabricado pela Apple. Assim, se o seu computador tiver um ecrã e um teclado incorporados, trata-se de um MacBook. Se não tiver um ecrã incorporado e necessitar de um monitor externo, então é um Mac.
O que é o macOS Expandido?
O macOS Extended (por vezes referido como HFS+) é um sistema de ficheiros utilizado pelos computadores Mac. É o sistema de ficheiros predefinido utilizado pelo macOS e está optimizado para utilização com discos rígidos tradicionais. Suporta ficheiros de maiores dimensões, nomes de ficheiros mais compridos e tem um registo diário incorporado, que pode ajudar a evitar a perda de dados em caso de falha de energia ou de avaria do sistema.
Como instalar o macOS a partir de uma pen USB?
1. Transfira o instalador do macOS a partir da Mac App Store.
2. insira uma pen USB com pelo menos 8 GB de armazenamento no seu Mac.
Abra o Utilitário de Disco e formate a pen USB como Mac OS Extended (Journaled).
4. abra o Terminal e digite o seguinte comando:
sudo /Applications/Install macOS Mojave.app/Contents/Resources/createinstallmedia –volume /Volumes/[USB DRIVE NAME] — /Applications/Install macOS Mojave.app
5. Prima enter e aguarde que o processo seja concluído.
6. Quando o processo estiver concluído, pode utilizar a pen USB para instalar o macOS num disco rígido novo ou limpo.
Se está a planear vender o seu Mac, é importante limpá-lo primeiro para proteger as suas informações pessoais. Eis alguns passos que pode seguir:
1. Fazer uma cópia de segurança dos seus ficheiros para um disco rígido externo ou para um serviço de armazenamento na nuvem.
2. Sair do iCloud e de outros serviços na nuvem.
3. desautorizar o seu Mac no iTunes.
Apague o disco rígido acedendo ao Utilitário de Disco, seleccionando o disco rígido e clicando em Apagar. Escolha Mac OS Extended (Journaled) como formato.
5. Reinstale o macOS arrancando o Mac e mantendo premido Command + R. Siga as indicações no ecrã para reinstalar o macOS.
6. Quando a instalação estiver concluída, o Mac estará pronto para ser vendido.
Para limpar um MacBook, primeiro, desligue o dispositivo e retire-o da tomada. Em seguida, utilize um pano de microfibras para limpar o ecrã e o teclado. Para sujidade mais difícil, utilize uma solução suave de água e sabão neutro no pano. Evite utilizar produtos de limpeza ou materiais abrasivos, como toalhas de papel, pois podem danificar o ecrã. Além disso, pode utilizar ar comprimido para soprar o pó ou os detritos das portas e do teclado.
O macOS é o sistema operativo desenvolvido pela Apple Inc. para a sua linha de computadores Macintosh. É o sucessor do Mac OS clássico e foi lançado pela primeira vez em 2001. O macOS é conhecido pela sua interface fácil de utilizar, tecnologias avançadas e integração perfeita com outros produtos Apple. É actualizado regularmente com novas funcionalidades e melhorias para melhorar a experiência do utilizador.
Para deixar as definições originais de fábrica no seu MacBook, pode simplesmente apagar o seu disco rígido e reinstalar o macOS utilizando o modo de recuperação. Isto irá apagar todos os seus dados pessoais e restaurar o seu MacBook para o estado em que se encontrava quando o comprou pela primeira vez. Para tal, reinicie o MacBook e mantenha premidas as teclas Command e R até aparecer o logótipo da Apple. Em seguida, seleccione o Utilitário de Disco e apague o disco rígido. Por fim, saia do Utilitário de Disco e seleccione Reinstalar o macOS para reinstalar o sistema operativo.