.NET é uma estrutura de software desenvolvida pela Microsoft que é executada principalmente no Microsoft Windows. Ele fornece uma grande biblioteca de soluções pré-codificadas para problemas comuns de programação e uma máquina virtual que gerencia a execução de programas escritos especificamente para o framework. O .NET é amplamente utilizado para criar aplicações Web, aplicações de ambiente de trabalho e aplicações móveis.
Para compilar uma aplicação .NET, é necessário ter o .NET Framework instalado no computador. Pode transferir a versão mais recente do framework a partir do sítio Web da Microsoft. Depois de instalar o framework, é possível usar o prompt de comando para compilar o aplicativo.
O comando para compilar uma aplicação .NET é “csc.exe”. O “csc” significa “Compilador C#”. C# é a principal linguagem usada para desenvolver aplicativos .NET. A extensão “exe” indica que o comando é um ficheiro executável.
Para compilar uma aplicação .NET utilizando o comando “csc.exe”, é necessário abrir a linha de comandos e navegar para o directório que contém o código-fonte da aplicação. Em seguida, é necessário digitar o seguinte comando:
A opção “/out” especifica o nome do ficheiro de saída. Neste exemplo, o ficheiro de saída terá o nome “MyApplication.exe”. O argumento “MyApplication.cs” especifica o nome do arquivo de origem do seu aplicativo.
Depois de ter introduzido o comando, prima Enter para o executar. O compilador irá então gerar o ficheiro de saída e colocá-lo no mesmo directório que o código fonte.
Além do comando “csc.exe”, há outras ferramentas disponíveis para compilar aplicativos .NET, como o Visual Studio e o .NET Core SDK. Essas ferramentas fornecem recursos mais avançados para o desenvolvimento e a depuração de aplicativos .NET.
Agora que sabe como compilar uma aplicação .NET, pode estar a perguntar-se como configurar um servidor Web para alojar a sua aplicação. Para tal, é necessário instalar um servidor Web, como o Apache ou o Microsoft IIS, e configurá-lo para executar aplicações .NET.
Para o Microsoft IIS, pode instalar o .NET Framework e, em seguida, activar a funcionalidade ASP.NET no IIS. Isto permitir-lhe-á implementar aplicações .NET no servidor Web.
PHP é outra linguagem de programação popular utilizada para o desenvolvimento Web. É uma linguagem de script de código aberto amplamente utilizada para criar páginas Web dinâmicas. Os scripts PHP são executados no lado do servidor, o que significa que o servidor processa o script e gera código HTML que é enviado para o navegador Web do cliente.
Para utilizar o PHP, é necessário instalar um servidor Web, como o Apache ou o Nginx, e um interpretador de PHP. Depois de instalar estes componentes, pode escrever código PHP e guardá-lo como um ficheiro com uma extensão “.php”. Quando um utilizador solicita a página, o servidor Web executa o script PHP e gera o código HTML que é enviado para o navegador Web do cliente.
O PHP é utilizado numa vasta gama de aplicações, desde simples sítios Web a aplicações empresariais de grande escala. É particularmente popular para criar sistemas de gestão de conteúdos, sítios Web de comércio electrónico e aplicações Web que requerem conteúdos dinâmicos.
As características da linguagem PHP incluem suporte para programação orientada a objectos, funções incorporadas para lidar com tarefas comuns, como acesso a bases de dados e manipulação de ficheiros, e suporte para uma vasta gama de bases de dados, como MySQL, PostgreSQL e Oracle.
Se estiver a utilizar o Windows Server 2012 e pretender instalar o IIS, pode utilizar a ferramenta Gestor de servidor para adicionar a função IIS ao seu servidor. Para o fazer, abra o Gestor de servidor e clique em “Adicionar funções e funcionalidades”. Siga as instruções no ecrã para instalar a função do IIS e, em seguida, configure-a para executar aplicações .NET, se necessário.
Em conclusão, a compilação de uma aplicação .NET requer o .NET Framework e o comando “csc.exe”. A configuração de um servidor Web para alojar a aplicação requer a instalação do servidor Web e a activação das funcionalidades adequadas. O PHP é uma linguagem de programação popular para o desenvolvimento Web, e os seus recursos incluem suporte para programação orientada a objectos e acesso a bases de dados. A instalação do IIS no Windows Server 2012 pode ser feita usando a ferramenta Gerenciador de Servidores.
Para instalar o IIS no Windows Server 2019, pode seguir estes passos:
1. Abra o Gestor de servidor e clique em “Adicionar funções e funcionalidades”
2. Clique em Seguinte até chegar à secção “Funções de Servidor”
3. Marque a caixa junto a “Servidor Web (IIS)”
4. Clique em Next (Seguinte) e depois em Install (Instalar) 5. Quando a instalação estiver concluída, pode configurar o IIS abrindo o Gestor dos Serviços de Informação Internet (IIS) a partir do menu Iniciar.