O Point-to-Point Protocol over Ethernet ou PPPoE é um protocolo utilizado para ligar dispositivos a uma rede. É utilizado para estabelecer uma ligação segura entre um dispositivo cliente e o fornecedor de serviços de Internet (ISP). Este protocolo permite a ligação de vários dispositivos a uma única ligação à Internet.
Se não tiver a certeza de que a sua rede é PPPoE, verifique as definições do modem ou do router. Se vir uma opção PPPoE, então a sua rede está a utilizar este protocolo. Para configurar um router com IP dinâmico, é necessário iniciar sessão nas definições do router e alterar as definições de rede para PPPoE. Terá de introduzir o nome de utilizador e a palavra-passe fornecidos pelo seu ISP.
A DMZ ou zona desmilitarizada do router é uma funcionalidade que permite que um dispositivo seja exposto à Internet sem estar protegido pelas funcionalidades de segurança do router. Isto é útil para dispositivos que requerem que determinadas portas estejam abertas para funcionarem correctamente, como consolas de jogos ou servidores. Não é recomendável activar a DMZ para dispositivos que não a necessitem.
Se alterar o endereço IP do router, pode causar alguma perturbação na conectividade da rede. O endereço IP do router é utilizado para comunicar com outros dispositivos na rede e para ligar à Internet. A alteração do endereço IP pode causar problemas na configuração e na conectividade da rede.
Alterar o endereço IP do telemóvel também pode causar alguns problemas de conectividade de rede. O endereço IP do telefone é atribuído pelo router e é utilizado para comunicar com outros dispositivos na rede. Alterá-lo pode causar problemas com a capacidade do dispositivo para se ligar à Internet e comunicar com outros dispositivos na rede.
Em conclusão, o PPPoE é um protocolo utilizado para ligar dispositivos a uma rede. É utilizado para estabelecer uma ligação segura entre um dispositivo cliente e o fornecedor de serviços Internet (ISP). Para configurar um router com IP dinâmico, é necessário iniciar sessão nas definições do router e alterar as definições de rede para PPPoE. A DMZ do router é uma funcionalidade que permite que um dispositivo seja exposto à Internet sem estar protegido pelas funcionalidades de segurança do router. Alterar o endereço IP do router ou o endereço IP do telemóvel pode causar problemas de conectividade de rede.
Para saber o tipo de IP, pode verificar se se trata de um IP público ou de um IP privado. Os endereços IP públicos são únicos e atribuídos por um fornecedor de serviços Internet (ISP) a dispositivos que estão directamente ligados à Internet, enquanto os endereços IP privados são utilizados numa rede local e são atribuídos por um router ou administrador de rede. Além disso, pode verificar se o IP é um IP dinâmico ou um IP estático. Os IPs dinâmicos mudam periodicamente, enquanto os IPs estáticos permanecem os mesmos. Você pode usar ferramentas como o comando ipconfig ou ifconfig no prompt/terminal de comando para verificar o endereço IP atribuído e suas propriedades.
Se alterar o seu endereço IP, a sua sessão PPPoE será desligada e terá de estabelecer uma nova sessão PPPoE com o seu fornecedor de serviços Internet (ISP). Isto acontece porque o PPPoE utiliza o endereço IP para identificar e autenticar a sua ligação à rede do ISP. Alterar o seu endereço IP sem restabelecer a sessão PPPoE resultará na impossibilidade de aceder à Internet.
Para saber o seu IP fixo, pode normalmente verificar as definições do seu router ou contactar o seu fornecedor de serviços Internet (ISP). O seu ISP deve ter-lhe atribuído um endereço IP fixo quando se inscreveu no serviço. Também poderá encontrar o seu IP fixo escrevendo “qual é o meu endereço IP” num motor de busca, que apresentará o seu endereço IP público.