Inverter as cores no seu computador ou dispositivo móvel pode ser uma ferramenta útil para quem prefere um ecrã de elevado contraste ou tem determinadas deficiências visuais. A inversão de cores também pode reduzir a tensão ocular e facilitar a leitura ou a visualização de conteúdos no seu dispositivo. Aqui está um guia sobre como inverter cores em várias plataformas e aplicações.
Como inverter cores no Windows 10
O Windows 10 tem uma funcionalidade incorporada que lhe permite inverter cores no seu dispositivo. Para ativar esse recurso, basta pressionar a tecla Windows + I para abrir o aplicativo Configurações. A partir daí, clique em “Facilidade de acesso” e depois em “Alto contraste”. Alterne a chave para “Ativar inversão de cores” para ativar esse recurso.
Se você estiver usando a versão mais recente do Paint, poderá inverter cores facilmente seguindo estas etapas. Primeiro, abra a imagem que deseja editar no Paint. Em seguida, clique na ferramenta “Selecionar” e escolha a imagem inteira. Em seguida, clique em “Imagem” no menu superior e seleccione “Inverter cores”. Isto inverterá as cores da sua imagem.
Para que serve a função “Inverter cores” nos telemóveis?
A maioria dos smartphones tem uma função de inversão de cores que pode ser acedida através das definições do dispositivo. Num iPhone, vá a “Definições”, depois a “Geral” e depois a “Acessibilidade”. A partir daí, active a opção “Inverter cores”. Num telemóvel Android, vá a “Definições”, depois a “Acessibilidade” e seleccione “Inversão de cores”.
Como inverter as cores no Windows 7 Embora o Windows 7 não tenha uma funcionalidade de inversão de cores incorporada, pode inverter as cores utilizando um software de terceiros, como o NegativeScreen, ou temas de alto contraste. O NegativeScreen é um software gratuito que permite inverter cores, ajustar o brilho e aplicar outros filtros de cor ao ecrã.
Como inverter as cores do Chrome
O Google Chrome não possui uma funcionalidade de inversão de cores incorporada, mas existem várias extensões disponíveis que o podem fazer. Uma extensão popular é a “High Contrast”, que permite personalizar o esquema de cores dos Web sites de acordo com as suas preferências. Outra opção é o “Dark Reader”, que não só inverte as cores como também aplica um tema de modo escuro aos sítios Web.
Em conclusão, a inversão de cores pode ser uma ferramenta útil para quem necessita de um ecrã de elevado contraste ou tem determinadas deficiências visuais. Quer esteja a utilizar um dispositivo Windows ou móvel, existem várias formas de inverter cores em diferentes plataformas e aplicações. Seguindo estes passos simples, pode personalizar o seu ecrã de acordo com as suas preferências e reduzir o cansaço visual.
É possível inverter as cores de uma imagem JPG usando um software de edição de fotos, como o Adobe Photoshop ou o GIMP. Em ambos os programas, pode ir ao menu “Imagem” e seleccionar “Ajustes” seguido de “Inverter” para inverter as cores da imagem. Em alternativa, pode utilizar um editor de fotografias online gratuito, como o Fotor ou o Pixlr, para inverter as cores da sua imagem JPG. Basta carregar a imagem no editor, ir ao menu “Ajustes” e seleccionar “Inverter” para inverter as cores.
Para tornar o ecrã do PC preto e branco, pode activar o modo de escala de cinzentos no seu dispositivo. No Windows 10, pode fazê-lo indo à aplicação Definições, selecionando “Facilidade de acesso” e, em seguida, escolhendo “Filtros de cor”. Ative a opção “Ativar filtros de cor” e, em seguida, selecione a opção “Escala de cinza” no menu suspenso. No Mac, pode activar o modo de escala de cinzentos acedendo às Preferências do sistema, seleccionando “Acessibilidade” e, em seguida, escolhendo “Ecrã”. Seleccione a caixa junto a “Utilizar escala de cinzentos”.
Para remover o efeito negativo de um computador portátil, pode tentar ajustar as definições do ecrã para reduzir as emissões de luz azul, que podem causar cansaço visual e perturbar o sono. Muitos computadores portáteis têm uma definição de “modo nocturno” ou “filtro de luz azul” que pode ser activada para reduzir a quantidade de luz azul emitida pelo ecrã. Pode também tentar reduzir o brilho do ecrã ou utilizar um monitor externo com um acabamento mate para reduzir o brilho. Além disso, fazer pausas regulares e praticar uma boa postura pode ajudar a reduzir a tensão ocular e evitar o desconforto durante a utilização de um computador portátil durante longos períodos de tempo.