A resposta curta é não, não é possível ligar placas de vídeo onboard e offboard. A razão para isso é que elas operam em interfaces diferentes e usam drivers diferentes. As placas de vídeo onboard utilizam o chipset da placa-mãe e estão integradas na própria placa-mãe, enquanto as placas de vídeo offboard utilizam a interface PCI Express e têm os seus próprios controladores.
No entanto, é possível utilizar uma placa de vídeo onboard e offboard ao mesmo tempo, mas não de uma forma que combine o seu desempenho. Isso é conhecido como configuração “dual display” ou “multi-monitor”, em que a placa de vídeo onboard é usada para um monitor e a placa de vídeo offboard é usada para outro monitor. Isso pode ser útil para tarefas como edição de vídeo ou jogos, onde vários monitores podem melhorar a produtividade ou a imersão.
Para activar o vídeo onboard, terá de aceder às definições da BIOS da sua placa-mãe. Isso geralmente pode ser feito pressionando uma tecla como F2 ou Delete durante o processo de inicialização. Uma vez na BIOS, procure a secção “Integrated Peripherals” ou “Onboard Devices” e active a opção de gráficos onboard.
A principal diferença entre os dispositivos onboard e offboard é que os dispositivos onboard estão integrados na própria placa-mãe, enquanto os dispositivos offboard são componentes separados que são adicionados à placa-mãe. Isto significa que os dispositivos externos podem ser actualizados ou substituídos mais facilmente do que os dispositivos internos, mas também requerem mais energia e podem ser mais caros.
A activação da placa de rede na BIOS é semelhante à activação do vídeo onboard. Basta aceder às definições da BIOS e procurar a secção “Integrated Peripherals” ou “Onboard Devices”. Procure a opção para activar a placa de rede e guarde as alterações.
A activação da ranhura PCI Express na BIOS também é feita através das definições da BIOS. Procure a secção “Advanced” ou “Peripheral Configuration” e active a opção da ranhura PCI Express. Isto permitir-lhe-á adicionar uma placa de vídeo externa ou outro dispositivo PCI Express.
Finalmente, é possível ligar um monitor à placa-mãe utilizando a placa de vídeo integrada. Basta ligar o monitor à porta VGA, DVI ou HDMI no painel de E/S da placa-mãe. No entanto, isso não fornecerá o mesmo nível de desempenho que uma placa de vídeo offboard, por isso é melhor usar uma placa offboard para tarefas que exigem mais poder de processamento gráfico.
Em conclusão, embora não seja possível conectar placas de vídeo onboard e offboard juntas, é possível usar ambas ao mesmo tempo para uma configuração de dois monitores. A ativação do vídeo onboard, da placa de rede e do slot PCI Express pode ser feita através das configurações do BIOS. E embora seja possível ligar um monitor à placa-mãe, recomenda-se uma placa de vídeo externa para tarefas que exijam mais poder de processamento gráfico.
Para ligar um monitor directamente à placa-mãe, é necessário localizar a porta de saída de vídeo na parte de trás do computador. Geralmente é uma porta VGA azul ou DVI branca. Em seguida, ligue uma extremidade do cabo VGA ou DVI à porta da placa-mãe e a outra extremidade à porta correspondente do monitor. Por fim, ligue o computador e o monitor para verificar se o ecrã está a funcionar correctamente.
Para configurar a placa de vídeo no seu PC, pode seguir estes passos:
1. Abra o menu Iniciar e procure por “Gestor de Dispositivos”
2. Clique em “Adaptadores de ecrã” para expandir a lista de placas de vídeo instaladas no seu PC
3. Clique com o botão direito do rato na placa de vídeo que pretende configurar e seleccione “Propriedades”
4. Na janela Propriedades, pode configurar várias definições para a placa de vídeo, tais como resolução, taxa de actualização e profundidade de cor
5. Também pode actualizar o controlador da placa de vídeo clicando no separador “Controlador” e seleccionando “Actualizar controlador”
No entanto, se estiver a tentar ligar placas de vídeo onboard e offboard em conjunto, pode não ser possível, dependendo das definições da placa-mãe e da BIOS do seu PC. Recomenda-se consultar um profissional ou consultar o manual da placa-mãe para obter orientação sobre esse assunto.
Sim, normalmente existe uma forma de desactivar a placa de vídeo integrada nas definições da BIOS do computador. O processo pode variar consoante a placa-mãe específica e a versão da BIOS, mas normalmente envolve entrar na configuração da BIOS, navegar até à secção “Advanced” ou “Integrated Peripherals” e desactivar a opção de gráficos onboard. Uma vez desactivada, o computador deverá reconhecer e utilizar automaticamente a placa de vídeo dedicada.