Em seguida pressione a tecla Shift e, sem soltar a tecla, clique sobre o último programa listado. Dessa maneira todos os aplicativos abertos serão selecionados. Agora é só clicar em “Finalizar tarefa”, confirmar o fechamento de todos os programas e pronto!
Fechar vários processos ao mesmo tempo pode ser útil quando o computador está lento ou quando uma aplicação não está a responder. Isso também pode ajudar a liberar memória e melhorar o desempenho do sistema. Aqui estão algumas maneiras de fechar vários processos de uma só vez.
1. Utilizar o Gestor de Tarefas
O Gestor de Tarefas é um utilitário incorporado no Windows que permite monitorizar e gerir processos, aplicações e serviços em execução. Para aceder ao Gestor de Tarefas, prima Ctrl + Shift + Esc ou clique com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccione Gestor de Tarefas.
Quando estiver no Gestor de Tarefas, clique no separador Processos. Deverá ver uma lista dos processos em execução no sistema. Para seleccionar vários processos, mantenha premida a tecla Ctrl e clique em cada processo que pretende encerrar. Depois de ter seleccionado todos os processos que pretende encerrar, clique com o botão direito do rato e seleccione Terminar tarefa.
Se preferir usar o Prompt de Comando, também é possível fechar vários processos de uma vez usando o comando taskkill. Para fazer isso, abra o Prompt de Comando pressionando Windows + R e digitando cmd. Quando o Prompt de Comando estiver aberto, digite taskkill /im processname.exe /f e pressione Enter.
Substitua processname.exe pelo nome do processo que deseja fechar. É possível adicionar vários nomes de processos ao comando, separando-os com um espaço. Por exemplo, taskkill /im chrome.exe notepad.exe /f fechará todas as instâncias em execução do Google Chrome e do Bloco de Notas.
Usando o PowerShell
O PowerShell é outra ferramenta de linha de comando que pode ser usada para fechar vários processos ao mesmo tempo. Para o fazer, abra o PowerShell premindo Windows + R e escrevendo powershell. Quando o PowerShell estiver aberto, digite Get-Process processname | Stop-Process e pressione Enter.
Substitua processname pelo nome do processo que deseja fechar. Você pode adicionar vários nomes de processos ao comando separando-os com uma vírgula. Por exemplo, Get-Process chrome,notepad | Stop-Process fechará todas as instâncias em execução do Google Chrome e do Bloco de notas.
Para além dos métodos acima referidos, existem outras coisas que pode fazer no separador Processos do Gestor de Tarefas. Por exemplo, pode ordenar os processos por nome, utilização da CPU, utilização da memória e muito mais. Também pode clicar com o botão direito do rato num processo para ver opções adicionais, como abrir a localização do ficheiro ou criar um ficheiro de despejo.
Para abrir o Painel de Controlo com o Gestor de Tarefas, clique no menu Ficheiro do Gestor de Tarefas e seleccione Executar nova tarefa. Digite control e prima Enter. Isto irá abrir o Painel de Controlo.
Para abrir o menu Executar, prima Windows + R. Isto abre uma caixa de diálogo onde pode escrever comandos e iniciar programas.
Para abrir a barra de tarefas, clique com o botão direito do rato num espaço vazio da barra de tarefas e seleccione Definições da barra de tarefas. A partir daqui, pode personalizar o aspecto e o comportamento da barra de tarefas.
Finalmente, para iniciar um programa a partir do Programador de Tarefas, abra o Programador de Tarefas procurando-o no menu Iniciar. Clique em Criar Tarefa Básica e siga as instruções para configurar uma nova tarefa. Pode especificar um programa a executar, um horário para a tarefa e outros detalhes. Assim que a tarefa for criada, será executada automaticamente de acordo com a agenda definida.
Lamento, mas a informação sobre como activar a Agenda não é fornecida no artigo fornecido. Apenas se concentra em como fechar vários processos de uma só vez. Há mais alguma coisa em que o possa ajudar?
Para configurar o agendador de tarefas, siga estes passos:
1. Prima a tecla Windows + R para abrir a caixa Executar.
2. Digite “taskschd.msc” e pressione Enter para abrir o Agendador de Tarefas.
3. na janela do Programador de Tarefas, clique em “Criar Tarefa” no menu “Acções”.
No separador “General” (Geral), dê um nome à sua nova tarefa e escolha a conta de utilizador adequada.
No separador “Triggers”, clique em “New” (Novo) para criar um novo accionador para a tarefa.
6. Seleccione a hora e a frequência adequadas para a execução da tarefa.
7. no separador “Acções”, clique em “Novo” para criar uma nova acção para a tarefa.
8. Escolha “Iniciar um programa” e navegue até ao ficheiro executável que pretende executar.
9. Nos separadores “Conditions” (Condições) e “Settings” (Definições), configure quaisquer opções adicionais, conforme necessário.
10. Clique em “OK” para guardar a tarefa e sair do Programador de Tarefas.
Para ver os processos a partir do cmd, pode utilizar o comando da lista de tarefas. Basta abrir o prompt de comando e digitar “tasklist” e pressionar enter. Isto irá mostrar uma lista de todos os processos em execução no seu computador, juntamente com o seu ID de processo (PID) e utilização de memória. Também pode utilizar o comando taskkill para fechar processos específicos a partir do cmd.