A quarta geração de computadores caracteriza-se pela utilização de microprocessadores. Esta geração registou uma mudança significativa na dimensão, potência e velocidade dos computadores. Os microprocessadores são pequenos circuitos integrados que contêm o poder de processamento de um computador. Permitiram a criação de computadores muito mais pequenos que podiam executar tarefas mais complexas.
A terceira geração de computadores, que precedeu a quarta, caracterizou-se pela utilização de circuitos integrados. Estes eram muito mais pequenos do que os transístores utilizados na segunda geração de computadores. A utilização de circuitos integrados permitiu a criação de computadores mais pequenos e mais potentes. No entanto, continuavam a ser bastante grandes e caros, sendo utilizados principalmente por grandes organizações.
A quarta geração de computadores ficou conhecida como a geração do microprocessador devido à utilização generalizada de microprocessadores. Estes pequenos chips continham toda a funcionalidade da unidade central de processamento (CPU) de um computador, o que permitiu a criação de computadores muito mais pequenos e económicos. Este facto tornou os computadores acessíveis a um público mais vasto e abriu novas possibilidades para a computação pessoal e empresarial.
Existem cinco gerações de computadores, cada uma caracterizada por diferentes tecnologias e inovações. A primeira geração, que teve início na década de 1940, utilizou tubos de vácuo para criar circuitos electrónicos. A segunda geração assistiu à introdução dos transístores, que permitiram a criação de computadores mais pequenos e mais fiáveis. A terceira geração utilizou circuitos integrados para criar computadores ainda mais pequenos e mais potentes. A quarta geração, como já foi referido, utilizou microprocessadores para criar computadores ainda mais pequenos e mais económicos. A quinta geração de computadores, que teve início na década de 1980, assistiu à introdução da inteligência artificial e de tecnologias avançadas de ligação em rede.
Entre 1946 e 1957, o período frequentemente referido como os “primeiros anos” da informática, foi utilizada a primeira geração de computadores. Estes computadores eram grandes e dispendiosos e eram utilizados principalmente por agências governamentais e grandes empresas para fins científicos e militares. Eram também muito lentos e pouco fiáveis, com memória e capacidade de armazenamento limitadas.
O suporte que caracteriza a quarta geração de computadores inclui a utilização generalizada de sistemas operativos, aplicações de software e tecnologias de ligação em rede. Estes desenvolvimentos tornaram muito mais fácil a utilização de computadores para fins pessoais e profissionais. O aumento da potência e da velocidade dos computadores também permitiu aplicações mais complexas e sofisticadas, como os jogos de vídeo e o software multimédia. De um modo geral, a quarta geração de computadores foi um marco significativo na evolução da tecnologia informática, abrindo caminho para a utilização generalizada dos computadores na sociedade moderna.
A partir de 2021, estamos actualmente na 5ª geração de computadores. Esta geração é caracterizada pelo uso de inteligência artificial, processamento paralelo e processamento de linguagem natural.
Claro, aqui estão as características de cada geração de computadores:
1ª Geração (anos 1940-1950): Estes computadores utilizavam tubos de vácuo e eram de grandes dimensões. Eram utilizados sobretudo para fins científicos e militares.
2ª Geração (anos 1950-1960): Estes computadores utilizavam tecnologia de transístores e eram mais pequenos, mais rápidos e mais fiáveis do que os computadores de primeira geração. Eram sobretudo utilizados para fins comerciais.
3ª Geração (anos 1960-1970): Estes computadores utilizavam circuitos integrados e eram ainda mais pequenos, mais rápidos e mais fiáveis do que os computadores de segunda geração. Eram sobretudo utilizados para fins científicos e comerciais.
Quarta geração (anos 1970-1980): Estes computadores utilizavam microprocessadores e eram ainda mais pequenos, mais rápidos, mais fiáveis e mais eficientes em termos energéticos do que os computadores de terceira geração. Eram utilizados principalmente para fins pessoais e domésticos e marcaram o início da era da computação moderna.
5ª Geração (década de 1980 até à actualidade): Estes computadores utilizam inteligência artificial e processamento de linguagem natural para efectuar tarefas. São também conhecidos como computadores inteligentes e são capazes de aprender, raciocinar e adaptar-se a novas situações. São sobretudo utilizados para fins de investigação e desenvolvimento.
O artigo aborda as características da 4ª geração de computadores. Por conseguinte, a geração de tecnologia que está a ser referida é a quarta geração.