Como é que se acede a ele?
O acesso a um ficheiro MDB requer o software Microsoft Access. Se já tiver o software instalado no seu computador, pode simplesmente fazer duplo clique no ficheiro MDB para o abrir. Se não tiver o Microsoft Access, pode descarregar uma versão de avaliação gratuita a partir do sítio Web da Microsoft. Além disso, pode utilizar software de terceiros, como o MDB Viewer Plus ou o OpenOffice Base, para abrir e visualizar ficheiros MDB.
Qual é a diferença entre accdb e mdb?
MDB e ACCDB são ambas extensões de ficheiro utilizadas no Microsoft Access para armazenar bases de dados. A diferença entre os dois é que o MDB era usado em versões anteriores do Access, enquanto o ACCDB foi introduzido no Access 2007. O ACCDB oferece características de segurança melhoradas e melhor desempenho do que o MDB. Além disso, os ficheiros ACCDB têm um limite de tamanho de ficheiro de 2 GB, enquanto os ficheiros MDB têm um limite de 1 GB.
Infelizmente, o Microsoft Access não está disponível para dispositivos móveis. Isto significa que não pode abrir ficheiros MDB directamente no seu telemóvel. No entanto, pode utilizar aplicações de terceiros, como o MDB Viewer Plus ou o ACCDB Explorer, para abrir e visualizar ficheiros MDB no seu dispositivo móvel.
Como editar um ficheiro MDB?
Para editar um ficheiro MDB, é necessário ter o Microsoft Access instalado no computador. Depois de abrir o arquivo MDB no Access, é possível fazer alterações nos dados, formulários, consultas, relatórios, macros e módulos, conforme necessário. Certifique-se de que guarda as suas alterações antes de fechar o ficheiro.
Como converter um ficheiro MDB para Excel?
Para converter um arquivo MDB para o Excel, você pode usar o Assistente de Exportação no Microsoft Access. Abra o arquivo MDB no Access, selecione a tabela ou consulta que deseja exportar e clique na guia Dados Externos. A partir daí, seleccione a opção Excel e siga as instruções para concluir a exportação. Em alternativa, pode utilizar software de terceiros, como o MDB Viewer Plus ou o ACCDB Explorer, para exportar os dados para o Excel.
Se não conseguir abrir um ficheiro MDB com a versão anterior da aplicação, isso pode dever-se a problemas de compatibilidade. A versão mais recente da aplicação pode ter feito alterações no formato do ficheiro da base de dados que não são compatíveis com a versão anterior. Neste caso, poderá ser necessário actualizar para a versão mais recente da aplicação ou encontrar uma forma de converter o ficheiro MDB para um formato compatível.
A função DLookup no Access é usada para recuperar um valor de um campo especificado em uma tabela ou consulta. Para utilizar a função DLookup, é necessário especificar o nome da tabela ou consulta, o nome do campo do qual se pretende obter o valor e os critérios que serão utilizados para encontrar o registo específico. A sintaxe da função DLookup é a seguinte:
DLookup(“FieldName”, “TableName/QueryName”, “Criteria”)
Por exemplo, se pretender obter o custo de um produto com o ProductID de 1234 de uma tabela chamada “Products”, pode utilizar a seguinte função DLookup:
DLookup(“Cost”, “Products”, “ProductID = 1234”)
Isso retornaria o custo associado ao produto com o ProductID especificado.
Para converter um ficheiro MDB num ficheiro ACCDB, pode seguir estes passos:
1. Abrir o Microsoft Access.
2. Clique no separador “Ficheiro” e, em seguida, seleccione “Abrir”.
3. na caixa de diálogo “Abrir”, seleccione o ficheiro MDB que pretende converter.
4. clicar novamente no separador “Ficheiro” e seleccionar “Guardar como”.
5. na caixa de diálogo “Guardar como”, seleccione “Base de dados Access (*.accdb)” como tipo de ficheiro.
6. Escolha um local para guardar o novo ficheiro ACCDB e dê-lhe um nome.
7. Clique no botão “Save” (Guardar) para converter o ficheiro MDB para o formato ACCDB.
Note que o ficheiro convertido pode necessitar de alguns ajustes e testes para garantir que funciona como pretendido.