Cada ficheiro no seu computador tem uma extensão de ficheiro que ajuda o seu sistema operativo a identificar que tipo de ficheiro é, e que programa o pode abrir. Mas o que é uma extensão de ficheiro e como é que se sabe o que é?
Uma extensão de ficheiro é uma série de caracteres que vêm depois do ponto final no fim do nome de um ficheiro. Por exemplo, no nome do ficheiro “meudocumento.docx”, a extensão do ficheiro é “.docx”. Esta extensão indica ao computador que se trata de um documento Word e que deve ser aberto com o Microsoft Word.
Existem vários tipos de extensões de ficheiros, e cada uma está associada a um tipo específico de ficheiro. Algumas das extensões de ficheiro mais comuns incluem:
2. .pdf – Esta é uma extensão de ficheiro utilizada pelo Adobe Acrobat para guardar documentos num formato que pode ser aberto em qualquer computador.
3. .jpg – É uma extensão de ficheiro utilizada por ficheiros de imagem, tais como fotografias e gráficos.
4. .mp3 – É uma extensão de ficheiro utilizada por ficheiros de áudio, como música e podcasts.
Identificar uma extensão de ficheiro é geralmente muito fácil. Muitas vezes, é possível ver a extensão do ficheiro no nome do ficheiro, como no exemplo acima. Se não conseguir ver a extensão do ficheiro, pode clicar com o botão direito do rato no ficheiro e seleccionar “Propriedades”. A extensão do ficheiro será listada na secção “Tipo de ficheiro”.
Se estiver a trabalhar com um documento Word, a extensão do ficheiro será .docx para as versões mais recentes do Word ou .doc para as versões mais antigas. Da mesma forma, um ficheiro Excel terá uma extensão .xlsx para as versões mais recentes ou .xls para as versões mais antigas.
Em resumo, uma extensão de ficheiro é uma série de caracteres que se seguem ao ponto final no fim do nome de um ficheiro. Ajuda o computador a identificar o tipo de ficheiro e o programa que deve ser utilizado para o abrir. Algumas extensões de ficheiro comuns incluem .docx, .pdf, .jpg e .mp3. Identificar uma extensão de ficheiro é fácil e pode ser feito olhando para o nome do ficheiro ou verificando as propriedades do ficheiro.
Claro, eu posso ajudar com isso!
Para identificar o tipo de um ficheiro no Windows, pode seguir estes passos:
1. Clique com o botão direito do rato no ficheiro que pretende identificar.
2. Seleccione “Propriedades” no menu pendente.
3. na caixa de diálogo Propriedades, clique no separador “Geral”.
Procure a secção “Tipo de ficheiro” ou “Tipo de ficheiro”. Isto deve dizer-lhe que tipo de ficheiro é.
No Linux, pode utilizar o comando “file” para identificar o tipo de um ficheiro. Veja como:
1. Abra uma janela de terminal.
2. Navegue até o diretório onde o arquivo está localizado.
3. digite “file” seguido do nome do arquivo, e pressione Enter.
4. a saída deve dizer que tipo de ficheiro é.
Por exemplo, se você tem um arquivo chamado “exemplo.txt” no seu diretório home, você pode digitar “arquivo ~/exemplo.txt” para identificar o tipo de arquivo.
Para transformar um ficheiro .do em PDF, é necessário abrir primeiro o ficheiro num programa que o possa ler e interpretar, como o Stata. Depois de abrir o arquivo, você pode usar as funções integradas do programa para exportar o arquivo como um PDF. No Stata, por exemplo, pode ir ao menu “Ficheiro”, seleccionar “Exportar” e escolher “PDF” como tipo de ficheiro. Pode então guardar o ficheiro na localização que desejar no seu computador.
O artigo “Compreender a extensão dos ficheiros: Types and How to Identify Them” explica os diferentes tipos de extensões de ficheiros e como os identificar, mas não fornece informações sobre como os abrir. Para abrir um ficheiro, é necessário conhecer o software ou a aplicação que é compatível com esse tipo de ficheiro específico. Depois de conhecer o software, pode simplesmente fazer duplo clique no ficheiro para o abrir na aplicação adequada. Em alternativa, pode clicar com o botão direito do rato no ficheiro e seleccionar “Abrir com” para escolher o software adequado para abrir o ficheiro.