O Google Spreadsheets é uma ferramenta poderosa para gerir e analisar dados, mas pode ser difícil detectar duplicados em grandes conjuntos de dados. Felizmente, existem várias técnicas que podem ser utilizadas para identificar e remover valores duplicados da sua folha de cálculo.
Para começar, pode utilizar a fórmula incorporada COUNTIF para contar o número de vezes que um valor aparece na folha de cálculo. Basta seleccionar uma célula onde pretende apresentar a contagem, escrever “=COUNTIF(intervalo, valor)” e substituir “intervalo” pelo intervalo de células que pretende pesquisar e “valor” pelo valor que pretende contar. Esta fórmula devolverá o número de vezes que o valor especificado aparece no intervalo seleccionado.
Outra forma de identificar duplicados é utilizar a funcionalidade de formatação condicional incorporada. Isto permite-lhe realçar células que satisfazem determinados critérios, tais como valores duplicados. Para tal, seleccione o intervalo de células que pretende pesquisar, clique em “Formatar” no menu superior e, em seguida, seleccione “Formatação condicional”. A partir daí, seleccione “A fórmula personalizada é” e introduza “=countif(A:A,A1)>1” (assumindo que pretende procurar na coluna A). Isto irá destacar todas as células que têm um valor duplicado na coluna A.
Se pretender eliminar todas as linhas ocultas no Excel, pode fazê-lo seleccionando toda a folha de cálculo, clicando na caixa na intersecção dos cabeçalhos das colunas e das linhas. Em seguida, prima “Ctrl” + “Shift” + “9” para anular a ocultação de quaisquer linhas ocultas e “Ctrl” + “Shift” + “0” para ocultar quaisquer linhas visíveis. Finalmente, seleccione as linhas ocultas que pretende eliminar, clique com o botão direito do rato sobre elas e escolha “Eliminar” no menu de contexto.
Para eliminar apenas células filtradas, pode utilizar a função “Ir para especial”. Primeiro, seleccione o intervalo de células que pretende eliminar e, em seguida, prima “Ctrl” + “G” para abrir a caixa de diálogo “Ir para”. A partir daí, escolha “Especial” e, em seguida, seleccione “Apenas células visíveis”. Isto seleccionará apenas as células que são visíveis com base nas definições de filtro actuais. Por fim, clique com o botão direito do rato nas células seleccionadas e escolha “Eliminar” no menu de contexto.
No Excel, o símbolo “” significa “não igual a”. É frequentemente utilizado em fórmulas de formatação condicional para realçar células que não satisfazem uma determinada condição, como “=A1B1” para realçar células em que o valor na célula A1 não é igual ao valor na célula B1.
Por último, para ligar duas colunas no Excel, pode utilizar a fórmula “Concatenar”. Esta permite-lhe juntar duas ou mais cadeias de texto numa única célula. Para tal, seleccione a célula onde pretende apresentar o texto ligado, escreva “=concatenar(célula1, célula2)” e substitua “célula1” e “célula2” pelos endereços das células que pretende ligar.
Em conclusão, estas sugestões e truques são apenas algumas das muitas ferramentas que pode utilizar para gerir e analisar os seus dados no Google Spreadsheets e no Excel. Com um pouco de prática, pode tornar-se um mestre a detectar duplicados, a eliminar linhas ocultas e a utilizar fórmulas para ligar colunas e efectuar outras tarefas.
Para filtrar linhas ocultas no Excel, podes seguir estes passos:
1. Clicar no separador “Dados” no menu superior.
2. Clicar no botão “Filtro”.
3. clicar na seta pendente na linha de cabeçalho da coluna que pretende filtrar.
4. no menu suspenso, clique na opção “Filtrar por cor”.
5. Escolha novamente a opção “Filtrar por cor” e seleccione “Sem preenchimento”.
6. Isto deve filtrar todas as linhas ocultas na coluna seleccionada.
Para comparar duas colunas no Excel e devolver um valor, pode utilizar a função PROCV. Aqui estão os passos:
1. Insira uma nova coluna ao lado da que deseja comparar.
2. na primeira célula da nova coluna, introduza a fórmula PROCV: = PROCV(A2,2:10,1,FALSO). Aqui, A2 é a célula na coluna original que pretende comparar e 2:10 é o intervalo de células na segunda coluna com a qual pretende compará-la.
3. arraste a fórmula para baixo para aplicá-la a todas as linhas da nova coluna.
A fórmula devolverá o valor da segunda coluna que corresponde ao valor da primeira coluna. Se não houver correspondência, ela retornará #N/A.
Para somar valores individuais no Excel, pode simplesmente introduzir os valores em células individuais e, em seguida, utilizar a função SOMA para os somar. Por exemplo, se tiver valores nas células A1, B1, C1 e D1, pode utilizar a fórmula =SUM(A1:D1) para obter a soma total desses valores.