- 10 megabits/seg: 10Base-T Ethernet (IEEE 802.3).
- 100 megabits/seg: Fast Ethernet (IEEE 802.3u).
- 1 gigabits/seg: Gigabit Ethernet (IEEE 802.3z).
- 10 gigabits/seg: 10 Gigabit Ethernet (IEEE 802.3ae).
A Ethernet é um protocolo de comunicação amplamente utilizado que permite que os dispositivos comuniquem entre si através de uma rede local (LAN). As redes Ethernet existem em vários tipos, cada um com o seu próprio conjunto de especificações e capacidades. Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de redes Ethernet, suas diferenças e os protocolos que compõem o TCP.
Qual é a diferença entre os cabos de rede?
As redes Ethernet dependem de cabos físicos para transmitir dados entre dispositivos. Existem dois tipos principais de cabos de rede: cabos de par trançado e cabos de fibra óptica. Os cabos de par entrançado são feitos de fios de cobre que são torcidos entre si para reduzir as interferências, enquanto os cabos de fibra óptica utilizam fios finos de vidro ou plástico para transmitir dados através da luz. Os cabos de par trançado são mais baratos e mais fáceis de instalar, mas os cabos de fibra óptica são mais rápidos e mais fiáveis em longas distâncias.
Consequentemente, quais são os protocolos que compõem o TCP?
TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controlo de Transmissão), que é um dos principais protocolos que compõem o conjunto de protocolos da Internet. O TCP é responsável pelo estabelecimento e manutenção de ligações entre dispositivos, assegurando uma transmissão fiável de dados e tratando erros ou congestionamentos. Outros protocolos importantes do conjunto incluem o IP (Internet Protocol), que trata do endereçamento e do encaminhamento, e o UDP (User Datagram Protocol), que é utilizado para uma transmissão de dados mais rápida, mas menos fiável.
São exemplos de normas Ethernet?
As normas Ethernet são especificações que definem as camadas física e de ligação de dados das redes Ethernet. Alguns exemplos de normas Ethernet incluem 10BASE-T, 100BASE-TX e 1000BASE-T, que definem a velocidade e a distância máximas das redes Ethernet que utilizam cabos de par entrançado. Outras normas, como a 10GBASE-SR e a 10GBASE-LR, foram concebidas para cabos de fibra óptica e permitem uma transmissão mais rápida em distâncias mais longas.
De forma correspondente, quais são as diferenças entre os tipos de cabos de rede?
Os cabos de par entrançado existem em duas categorias principais: par entrançado não blindado (UTP) e par entrançado blindado (STP). Os cabos UTP são mais comuns e utilizam apenas a torção dos fios para reduzir as interferências, enquanto os cabos STP utilizam uma blindagem para reduzir ainda mais as interferências electromagnéticas. Os cabos de fibra óptica também existem em diferentes tipos, como o monomodo e o multimodo, que afectam a distância e a velocidade da transmissão de dados.
Ali, como é que ligo o wi-fi ao computador portátil?
Para ligar o Wi-Fi a um computador portátil, é necessário certificar-se de que o computador portátil tem um adaptador Wi-Fi e que este está ligado. Em seguida, pode procurar as redes Wi-Fi disponíveis e seleccionar a que pretende ligar. Poderá ser necessário introduzir uma palavra-passe ou outras credenciais de segurança para ligar a uma rede segura. Quando estiver ligado, deverá ser possível aceder à Internet e a outros recursos da rede.
O cabo Ethernet está normalmente localizado na parte de trás de um computador de secretária ou ao longo das laterais de um computador portátil. A porta Ethernet de um computador tem a forma de um rectângulo e possui uma pequena aba num dos lados para evitar que o cabo seja inserido incorrectamente.
Para ligar a Internet por cabo ao computador portátil, é necessário um cabo Ethernet. Ligue uma extremidade do cabo Ethernet à porta Ethernet do seu computador portátil e a outra extremidade à porta Ethernet do seu modem por cabo. Uma vez ligado, deverá ser possível aceder à Internet no seu computador portátil.
Existem vários tipos de cabos de rede usados em redes Ethernet, incluindo cabos de par trançado, cabos coaxiais e cabos de fibra óptica. Os cabos de par trançado são os mais comuns e são compostos por quatro pares de fios de cobre trançados entre si para reduzir a interferência. Os cabos coaxiais são menos comuns e são constituídos por um condutor central rodeado de isolamento, uma blindagem entrançada e um revestimento exterior. Os cabos de fibra óptica utilizam a luz para transmitir dados e são a opção mais rápida e mais segura, mas são também os mais caros. As principais diferenças entre estes tipos de cabos são a velocidade, as limitações de distância e a susceptibilidade a interferências.