Uma das principais razões para o escurecimento do ecrã são as definições de energia do computador. O ecrã pode escurecer ou entrar no modo de suspensão quando o computador está inactivo durante um determinado período de tempo. Para ajustar o brilho do ecrã, aceda às definições de energia do computador e altere as definições de acordo com a sua preferência.
Outra razão pela qual o brilho do PC pode não diminuir é o facto de o controlador da placa gráfica poder não estar actualizado. Um controlador desactualizado pode causar vários problemas, incluindo o escurecimento do ecrã. Para actualizar o controlador da placa gráfica, vá ao site do fabricante e transfira o controlador mais recente para a sua placa gráfica.
Se estiver a utilizar o Windows 7 e pretender diminuir o tamanho do ecrã, pode fazê-lo ajustando as definições de visualização. Clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e clique em “Resolução do ecrã”. A partir daqui, pode ajustar o tamanho do ecrã de acordo com as suas necessidades.
Se estiver a enfrentar um problema de ecrã preto no Windows 7, isso pode dever-se a várias razões. Uma das principais razões é um ficheiro de sistema corrompido. Para corrigir este problema, pode executar a ferramenta de verificação de ficheiros do sistema. Abra o prompt de comando e digite “sfc /scannow”, e pressione enter. Isto irá analisar os ficheiros do sistema e reparar quaisquer ficheiros corrompidos.
Finalmente, se estiver a utilizar o Windows 10 e estiver a enfrentar um problema de brilho, pode tentar actualizar o controlador gráfico, tal como no Windows 7. Outra opção é desativar o recurso de brilho adaptável. Esta funcionalidade ajusta automaticamente o brilho do ecrã de acordo com a luz ambiente. Para a desactivar, aceda às definições de energia e clique em “Alterar definições do plano”. Em seguida, clique em “Alterar definições de energia avançadas” e desloque-se para baixo até “Ecrã”. Aqui, pode desactivar a funcionalidade de brilho adaptável.
Em conclusão, um ecrã com escurecimento pode ser um problema frustrante, mas pode ser resolvido ajustando as definições de energia, actualizando o controlador gráfico, ajustando as definições de visualização e desactivando a funcionalidade de brilho adaptável. Se nenhuma destas soluções funcionar, poderá ser necessário consultar um profissional para obter mais assistência.
Para alterar o contraste no Windows 7, siga estes passos:
1. Clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e seleccione “Personalizar”.
2. Clique em “Cor da janela”.
3. clicar em “Definições de aspecto avançadas”.
4. no menu pendente “Item”, seleccione “Janela”.
5. Em “Cor 1” e “Cor 2”, ajuste os níveis de brilho para a relação de contraste pretendida.
6. Clique em “OK” para guardar as alterações.
Em alternativa, também pode ajustar o contraste indo ao “Painel de Controlo” e seleccionando “Ecrã”. A partir daí, pode clicar em “Ajustar resolução” e, em seguida, clicar em “Definições avançadas”. No separador “Gestão de cores”, pode ajustar o contraste movendo o cursor para a esquerda ou para a direita.
Para aumentar o brilho do ecrã do Windows, pode tentar ajustar as definições de brilho do seu computador. Para isso, aceda ao menu “Definições”, seleccione “Sistema” e depois “Ecrã”. A partir daí, pode ajustar o selector de brilho para aumentar o brilho do ecrã. Em alternativa, alguns computadores têm uma tecla de função de brilho dedicada que pode ser utilizada para ajustar o brilho.
Para voltar a um ambiente de trabalho normal, pode tentar ajustar as definições de brilho do ecrã no seu computador. No Windows, pode fazê-lo indo ao Painel de Controlo e seleccionando “Opções de Energia”. A partir daí, pode ajustar os níveis de brilho para os modos de bateria e ligado à corrente. No Mac, pode ajustar o brilho indo às Preferências do Sistema e seleccionando “Ecrãs”. Se o ajuste do brilho não resolver o problema, poderá ser necessário efectuar uma resolução de problemas mais aprofundada ou procurar assistência técnica.