Um arquivo PRT é um arquivo de peça ou montagem 3D que contém informações sobre uma peça ou montagem criada usando um programa de software de projeto auxiliado por computador (CAD). Este formato de ficheiro é normalmente utilizado pelo SOLIDWORKS, um popular programa de software CAD utilizado por engenheiros e designers para criar modelos 3D de peças e montagens.
Os ficheiros PRT contêm não só a geometria da peça ou montagem, mas também os seus atributos, como o material, a massa e a densidade. Estes ficheiros podem ser abertos, editados e guardados no SOLIDWORKS, mas e se precisar de abrir ou converter um ficheiro PRT noutro programa de software?
Para converter um arquivo PRT em outro formato, como STL ou STEP, é possível usar o próprio SOLIDWORKS ou um programa de software de terceiros. Para fazer isso no SOLIDWORKS, abra o arquivo PRT e, em seguida, vá para Arquivo > Salvar como. A partir daí, é possível escolher o formato de arquivo desejado no menu suspenso e salvar o arquivo nesse formato.
Se não tiver acesso ao SOLIDWORKS ou preferir utilizar um programa de software de terceiros, existem muitas opções gratuitas e pagas disponíveis. Algumas das mais populares incluem o FreeCAD, MeshLab e Blender. Basta transferir e instalar o software e, em seguida, abrir o ficheiro PRT e guardá-lo no formato pretendido.
Para abrir um ficheiro PRT, é necessário um programa que possa ler e apresentar modelos 3D. O SOLIDWORKS pode obviamente abrir estes ficheiros, mas outras opções de software incluem o AutoCAD, o SketchUp e o Fusion 360. Alguns desses programas podem exigir um plug-in ou complemento para poder ler arquivos PRT, portanto, verifique a documentação do software ou os recursos de suporte.
Se estiver a tentar abrir um ficheiro PRT que foi criado numa versão do SOLIDWORKS posterior à que possui, poderá deparar-se com problemas de compatibilidade. Neste caso, pode tentar utilizar a ferramenta de tradução integrada do SOLIDWORKS para converter o ficheiro para uma versão mais antiga. Para fazer isso, vá para Arquivo > Abrir e selecione o arquivo PRT. Se o SOLIDWORKS detectar um problema de compatibilidade, ele solicitará que você use a ferramenta de tradução para converter o arquivo.
Finalmente, se precisar de converter um ficheiro STEP para o formato SOLIDWORKS, o processo é semelhante ao da conversão de um ficheiro PRT. Basta abrir o arquivo STEP no SOLIDWORKS e, em seguida, salvá-lo como um arquivo PRT. A partir daí, é possível usar as etapas mencionadas acima para converter o arquivo PRT em outro formato, se necessário.
Em conclusão, os ficheiros PRT são um formato de ficheiro de montagem ou peça 3D comum utilizado pelo SOLIDWORKS e outros programas de software CAD. Para abrir ou converter estes ficheiros, pode utilizar o próprio SOLIDWORKS ou um programa de software de terceiros. Se tiver problemas de compatibilidade, o SOLIDWORKS tem ferramentas incorporadas para o ajudar a converter o ficheiro para uma versão mais antiga ou para um formato diferente.
Lamento, mas o artigo não fornece informações sobre como abrir um ficheiro parasolid. O artigo centra-se especificamente na compreensão dos ficheiros PRT e na forma de os abrir e converter. No entanto, para abrir um ficheiro parasolid, pode ser necessário utilizar um software CAD que suporte o formato parasolid, como o Siemens NX, o SolidWorks ou o AutoCAD.
Para alterar um ficheiro PRT para o formato JPG, terá de utilizar uma ferramenta ou software de conversão de ficheiros. Existem vários sites de conversão de ficheiros online que podem converter ficheiros PRT para o formato JPG, como o CloudConvert e o Zamzar. Além disso, alguns programas de software, como o Autodesk Inventor, permitem exportar ficheiros PRT como imagens JPG.
Se você abriu um arquivo PRT com o programa errado no seu telefone, você pode tentar retorná-lo ao seu formato original, renomeando a extensão do arquivo de volta ao seu formato original. Por exemplo, se o formato original do ficheiro for PDF, renomeie o ficheiro de “filename.prt” para “filename.pdf”. No entanto, isto pode nem sempre funcionar e pode ser necessário utilizar uma ferramenta de conversão de ficheiros para converter o ficheiro de volta ao seu formato original.