Muitas pessoas que estão interessadas em comprar um novo televisor podem perguntar-se se este tem um conversor digital. Esta é uma questão crítica, uma vez que os televisores com sintonizadores analógicos não funcionam com o sinal digital que está agora a ser transmitido. Seguem-se algumas dicas sobre como determinar se o seu televisor tem um conversor digital.
O primeiro passo a dar para determinar se o televisor tem um conversor digital é verificar a documentação fornecida com o televisor. A maioria dos televisores tem um manual do utilizador que fornece informações sobre as características e funções do televisor. Este manual deve especificar se o televisor tem ou não um conversor digital. Se não tiver o manual, pode procurá-lo online introduzindo o número do modelo do televisor.
Outra forma de verificar se o televisor tem um conversor digital é olhar para a parte de trás do televisor. Se existir um conector de cabo coaxial com a indicação “ANT IN” ou “RF IN”, é provável que o televisor tenha um sintonizador analógico. Se existir um sintonizador digital, o conector coaxial terá provavelmente a etiqueta “DTV” ou “ATSC”.
Se ainda não tiver a certeza de que o televisor tem um conversor digital, pode tentar efectuar uma pesquisa de canais. Esta funcionalidade está disponível na maioria dos televisores e procura automaticamente os canais disponíveis. Se o televisor captar canais digitais, tem um conversor digital.
Passando às questões relacionadas, é possível localizar um televisor utilizando um dispositivo de localização GPS que pode ser ligado ao televisor. Estes dispositivos podem ser adquiridos online ou em lojas de electrónica.
Também é possível partilhar uma pasta com uma Smart TV. Se a TV estiver ligada à mesma rede Wi-Fi que o computador, pode partilhar ficheiros criando uma pasta partilhada no computador e acedendo-lhe através do leitor multimédia da TV.
O Screen Mirroring é uma funcionalidade que está disponível em muitos telemóveis, incluindo Samsung, LG e Sony. Para utilizar esta funcionalidade, é necessário ligar o telemóvel ao televisor através de Wi-Fi ou de uma ligação com fios.
Os servidores multimédia podem ser utilizados para transmitir conteúdos do computador para o televisor. Ali, ou qualquer outra pessoa interessada em utilizar um servidor multimédia, pode configurá-lo instalando o software do servidor multimédia no computador e ligando o televisor à mesma rede Wi-Fi.
Finalmente, para passar o ecrã do telemóvel para o televisor Samsung, pode utilizar a funcionalidade Screen Mirroring no seu telemóvel. Isto permitir-lhe-á apresentar o ecrã do seu telemóvel na sua TV e controlá-lo utilizando o seu telemóvel.
Para activar o espelhamento num telemóvel Samsung, siga estes passos:
1. Ligue o telemóvel Samsung e a TV à mesma rede Wi-Fi.
2. No seu telemóvel Samsung, deslize para baixo a partir da parte superior do ecrã para abrir o painel de definições rápidas.
3. toque em “Smart View” ou “Quick Connect”.
O telemóvel procura os dispositivos disponíveis e apresenta uma lista de televisores próximos.
5. seleccione o seu televisor na lista e aguarde que a ligação seja estabelecida.
6. Uma vez estabelecida a ligação, o ecrã do telefone será espelhado no televisor.
O artigo não fornece informações sobre onde se encontra o espelhamento de telemóvel. No entanto, o espelhamento de telemóvel é uma funcionalidade que lhe permite apresentar o ecrã do seu smartphone na sua televisão. O método de acesso a esta funcionalidade pode variar consoante o tipo de TV e de smartphone que possui. Pode consultar os manuais do utilizador da TV e do smartphone ou fazer uma rápida pesquisa online para obter instruções específicas sobre como utilizar o espelhamento de telemóvel nos seus dispositivos específicos.
A criação de um servidor multimédia pode ser efectuada através de um computador ou de um dispositivo dedicado, como uma unidade NAS (Network-Attached Storage). Em primeiro lugar, é necessário escolher o software de servidor multimédia que se adequa às suas necessidades. Algumas opções populares incluem o Plex, o Emby e o Kodi. Depois de ter escolhido o software, instale-o no seu computador ou dispositivo e adicione os seus ficheiros multimédia ao servidor. Por fim, configure o servidor multimédia para permitir o acesso aos seus dispositivos, como a smart TV ou o telemóvel.