À medida que armazenamos cada vez mais ficheiros nos nossos computadores, damos frequentemente por nós a ficar sem espaço em disco. A solução mais fácil é apagar alguns ficheiros, mas isso nem sempre é possível. Felizmente, existem formas de libertar espaço no seu computador sem ter de apagar nada.
Limpar a cache e os ficheiros temporários Sempre que navega na Internet, o seu browser armazena dados na cache e nos ficheiros temporários. Estes dados podem ocupar muito espaço no seu computador. Para libertar espaço, pode limpar a cache e os ficheiros temporários do seu browser. Para os utilizadores do Windows, basta premir Ctrl + Shift + Delete para abrir a janela Limpar dados de navegação.
2. Desinstalar programas não utilizados
Se tem programas no seu computador que já não utiliza, é melhor desinstalá-los. Isto não só libertará espaço no computador, como também melhorará o seu desempenho. Para desinstalar programas no Windows, vá ao Painel de controlo > Programas e funcionalidades.
Comprimir ficheiros
Se tiver ficheiros grandes no computador que não pretende eliminar, pode comprimi-los para poupar espaço. Isso é especialmente útil para arquivos que não são usados com frequência. Para comprimir um ficheiro no Windows, clique com o botão direito do rato sobre ele e seleccione Enviar para > Pasta comprimida (zipada).
Utilizar o armazenamento na nuvem
O armazenamento na nuvem é uma excelente forma de armazenar ficheiros sem ocupar espaço no seu computador. Serviços como o Google Drive, Dropbox e OneDrive permitem-lhe aceder aos seus ficheiros a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet. Isto é especialmente útil para ficheiros grandes, como fotografias e vídeos.
5. Mover ficheiros para um disco rígido externo
Se tiver ficheiros aos quais não precisa de aceder regularmente, pode movê-los para um disco rígido externo. Isto irá libertar espaço no seu computador e manter os seus ficheiros seguros. Para mover ficheiros para um disco rígido externo no Windows, basta arrastá-los e largá-los no ícone do disco rígido externo.
Para além dos métodos acima referidos, também pode libertar espaço através do cmd. Para o fazer, abra a linha de comandos e escreva “cleanmgr” para abrir a ferramenta de limpeza de disco. Esta ferramenta irá analisar o seu computador em busca de ficheiros que possam ser eliminados em segurança e também lhe permitirá remover ficheiros do sistema.
Para saber se o disco rígido está cheio, basta verificar o espaço de armazenamento disponível no computador. No Windows, aceda a O meu computador ou Este PC e clique com o botão direito do rato na unidade que pretende verificar. Seleccione Propriedades para ver quanto espaço está disponível e quanto foi utilizado.
Se pretender criar uma pasta na raiz da unidade C, basta abrir o Explorador do Windows e navegar para a unidade C. Clique com o botão direito do rato num espaço vazio e seleccione Novo > Pasta. Dê à pasta o nome que desejar.
Se o disco rígido estiver a encher-se sozinho, isso pode dever-se a uma série de razões. Uma possibilidade é que o seu computador esteja infectado com malware. Para resolver este problema, execute uma verificação de vírus e remova todas as ameaças detectadas. Outra possibilidade é que o seu computador esteja a criar cópias de segurança desnecessárias ou pontos de restauro do sistema. Para corrigir esta situação, aceda a Painel de controlo > Sistema e segurança > Sistema > Protecção do sistema e reduza a quantidade de espaço em disco atribuído aos pontos de restauro do sistema.
Finalmente, se pretender ter dois discos locais, pode particionar o disco rígido. Isto criará duas unidades separadas no seu computador, cada uma com a sua própria letra de unidade. Para particionar o disco rígido no Windows, aceda a Painel de controlo > Ferramentas administrativas > Gestão do computador > Gestão do disco. Clique com o botão direito do rato na unidade que pretende particionar e seleccione Diminuir volume. Siga as instruções no ecrã para criar uma nova partição.
Para adicionar um disco local, pode seguir estes passos:
1. Clique com o botão direito do rato no botão “Iniciar” e seleccione “Gestão de discos”.
2. na janela Gerenciamento de disco, localize o disco que deseja adicionar.
3. Clique com o botão direito do rato no espaço não atribuído e seleccione “Novo Volume Simples”.
4. Siga os passos do Assistente de Novo Volume Simples para configurar o novo disco.
5. Quando o processo estiver concluído, o novo Disco Local deve aparecer no Explorador de Arquivos.
Para criar um SSD limpo, pode seguir estes passos:
1. Faça backup de seus dados: Antes de começar a limpar o seu SSD, certifique-se de fazer backup de todos os seus dados importantes para um disco rígido externo ou armazenamento em nuvem.
2. Use o comando TRIM: TRIM é um comando que ajuda a otimizar o desempenho do seu SSD. Pode utilizar o comando TRIM abrindo a linha de comandos e escrevendo “fsutil behavior set disabledeletenotify 0”.
3. desactivar a hibernação: A hibernação cria um ficheiro grande no seu SSD, que pode ocupar espaço valioso. Pode desactivar a hibernação abrindo a linha de comandos e escrevendo “powercfg -h off”.
Desactivar o restauro do sistema: A restauração do sistema ocupa muito espaço em disco. Pode desactivá-la clicando com o botão direito do rato em “O meu computador” e seleccionando “Propriedades”, clicando depois em “Protecção do sistema” e seleccionando “Desactivar a protecção do sistema”.
5. Desactivar o ficheiro de página: O ficheiro de página é um ficheiro que o sistema operativo utiliza para a memória virtual. Pode desactivá-lo indo a “Definições avançadas do sistema”, clicando em “Desempenho”, depois em “Avançadas” e seleccionando “Sem ficheiro de paginação”.
Seguindo estes passos, pode limpar o seu SSD e libertar espaço sem ter de apagar nada.