O DirectX12 Ultimate é a versão mais recente da API gráfica da Microsoft que proporciona visuais melhorados e melhor desempenho para jogos e outras aplicações. Se está a pensar como activar o DirectX12 Ultimate no seu PC, este guia irá ajudá-lo a começar. Também responderemos a algumas perguntas comuns relacionadas às versões do DirectX e às placas de vídeo.
Qual DirectX é melhor: 9 ou 11?
O DirectX 11 é a melhor opção, pois suporta recursos avançados como tesselação, compute shaders e multi-threading. Estas capacidades permitem obter gráficos mais complexos e realistas em jogos e outras aplicações. O DirectX 9 é uma versão mais antiga que ainda é suportada por alguns jogos e aplicações, mas não possui as funcionalidades avançadas e as melhorias de desempenho do DirectX 11.
Como saber que placa de vídeo tem no Windows 8?
1. Pressione a tecla Windows + X e selecione Gerenciador de Dispositivos.
2. Expanda a secção Adaptadores de vídeo.
3. A sua placa de vídeo deve estar listada aqui. Pode clicar com o botão direito do rato sobre ela e seleccionar Propriedades para ver mais informações sobre a mesma.
Qual é a versão mais recente do DirectX?
A versão mais recente do DirectX é o DirectX 12 Ultimate, que foi lançado em 2020. É compatível com o Windows 10 e fornece recursos aprimorados e melhorias de desempenho em relação às versões anteriores.
O DirectX 12 Ultimate é a melhor versão do DirectX, pois fornece os recursos mais avançados e as melhorias de desempenho. No entanto, nem todos os jogos e aplicações suportam ainda o DirectX 12, pelo que poderá ter de utilizar uma versão mais antiga do DirectX para alguns programas.
Se estiver a utilizar o Windows 7, pode actualizar para a versão mais recente do DirectX instalando as actualizações mais recentes do Windows. As actualizações do DirectX estão incluídas nestas actualizações, pelo que não é necessário transferir o DirectX separadamente. Para verificar se existem actualizações no Windows 7, siga estes passos:
1. Clique no menu Iniciar e seleccione Painel de Controlo.
2. Clique em Sistema e Segurança e, em seguida, clique em Windows Update.
Clique em Verificar se há actualizações e, em seguida, instale as actualizações disponíveis.
Para activar o DirectX12 Ultimate no seu PC, siga estes passos:
2. Certifique-se de que tem instaladas as actualizações mais recentes do Windows. O DirectX 12 Ultimate só está disponível no Windows 10, por isso certifique-se de que tem a versão mais recente do Windows 10 instalada.
Instale os drivers gráficos mais recentes para sua placa de vídeo. Pode descarregá-los a partir do sítio Web do fabricante.
Abra a ferramenta de diagnóstico do DirectX premindo a tecla Windows + R e escrevendo dxdiag na caixa de diálogo Executar.
5. Na Ferramenta de Diagnóstico do DirectX, clique no separador Ecrã.
6. Marque a caixa DirectX 12 Ultimate em Feature Levels. Se ela não estiver marcada, sua placa de vídeo não suporta o DirectX 12 Ultimate.
Em conclusão, o DirectX12 Ultimate é a versão mais recente da API gráfica da Microsoft que oferece funcionalidades melhoradas e melhorias de desempenho para jogos e outras aplicações. Para activar o DirectX12 Ultimate no seu PC, certifique-se de que tem uma placa de vídeo compatível com DirectX 12, as actualizações mais recentes do Windows e os controladores gráficos mais recentes instalados. Pode verificar a sua placa de vídeo e a versão do DirectX utilizando o Gestor de Dispositivos e a Ferramenta de Diagnóstico DirectX, respectivamente. Por fim, o DirectX 12 Ultimate só está disponível no Windows 10, por isso, certifique-se de que tem a versão mais recente do Windows 10 instalada para tirar partido das suas vantagens.
DirectX e OpenGL são interfaces de programação de aplicações gráficas (APIs) que permitem aos programadores criar e gerir aplicações gráficas complexas, tais como jogos de vídeo, experiências de realidade virtual e software de desenho assistido por computador (CAD). O DirectX é uma API proprietária desenvolvida pela Microsoft e é utilizada principalmente em sistemas baseados em Windows, enquanto o OpenGL é uma API de código aberto que pode ser utilizada em várias plataformas, incluindo Windows, Mac e Linux. Ambas as APIs têm seus recursos e vantagens exclusivos, e a escolha de qual usar depende dos requisitos específicos do projeto.
O DirectX 9 e o DirectX 11 são duas versões diferentes da interface de programação de aplicações (API) DirectX da Microsoft, utilizadas para a renderização de gráficos e multimédia. A principal diferença entre os dois é que o DirectX 11 oferece melhor qualidade gráfica, melhor desempenho e funcionalidades avançadas em comparação com o DirectX 9. O DirectX 11 suporta hardware e tecnologia mais recentes, como tesselação, multithreading e Shader Model 5.0, que permitem gráficos mais realistas e detalhados em jogos de vídeo e outras aplicações multimédia. Além disso, o DirectX 11 é mais eficiente do que o DirectX 9, o que significa que pode lidar com gráficos e efeitos mais complexos com menos pressão sobre o hardware.