Computer-Aided Design ou CAD é um software que permite aos utilizadores criar e modificar desenhos 2D e 3D. Uma das tarefas mais comuns em CAD é a exportação de um ficheiro de forma. Um ficheiro de forma é um formato de dados vectoriais que contém formas geométricas e atributos. A exportação de um ficheiro de forma do CAD é necessária para utilizar os dados noutras aplicações de software, como o GIS ou o Google Earth. Aqui estão os passos para exportar um ficheiro de forma do CAD.
Passo 1: Criar o ficheiro de forma Antes de exportar o ficheiro de forma, é necessário criar o ficheiro de forma no software CAD. Para criar um ficheiro de formas, é necessário desenhar as formas e atribuir-lhes atributos. Uma vez criado o ficheiro de forma, pode exportá-lo para um formato que possa ser utilizado noutras aplicações de software.
Passo 2: Exportar o ficheiro de formas Para exportar o ficheiro de formas, vá ao menu Ficheiro e seleccione Exportar. Na caixa de diálogo Exportar, seleccione o formato que pretende utilizar. O formato mais comum para exportar um ficheiro de forma é o formato ESRI Shapefile. Depois de ter seleccionado o formato, clique no botão Exportar. O software guardará o ficheiro de forma no seu computador.
Passo 3: Abrir o ficheiro de formas Para abrir o ficheiro de formas noutras aplicações de software, como o QGIS ou o Google Earth, é necessário importar o ficheiro. Para importar o ficheiro no QGIS, tem de ir ao menu Camada e seleccionar Adicionar Camada. Na caixa de diálogo Adicionar camada, seleccione o ficheiro que pretende adicionar e clique no botão Abrir. O software importará o ficheiro de forma e apresentá-lo-á no mapa.
Da mesma forma, para abrir o ficheiro de forma no Google Earth, tem de ir ao menu Ficheiro e seleccionar Abrir. Na caixa de diálogo Abrir, seleccione o ficheiro que pretende abrir e clique no botão Abrir. O software importará o ficheiro de forma e apresentá-lo-á no mapa.
Passo 4: Converter KML em Shapefile
Se tiver um ficheiro KML que pretenda converter num ficheiro de forma, pode utilizar um software chamado ogr2ogr. Ogr2ogr é um utilitário de linha de comando que pode converter entre diferentes formatos GIS. Para converter um ficheiro KML num ficheiro de forma, abra a linha de comandos e escreva o seguinte comando:
Este comando converterá o ficheiro KML num ficheiro de forma e guardá-lo-á como output.shp.
Passo 5: Abrir o ficheiro DBF
O ficheiro DBF é um ficheiro de base de dados que contém os atributos do ficheiro de forma. Para abrir o ficheiro DBF, é necessário utilizar um software que possa ler ficheiros DBF, como o Microsoft Excel ou o OpenOffice Calc. Para abrir o ficheiro DBF no Excel, vá ao menu Ficheiro e seleccione Abrir. Na caixa de diálogo Abrir, seleccione o ficheiro DBF que pretende abrir e clique no botão Abrir. O Excel importará o ficheiro e apresentá-lo-á em formato de tabela.
Em conclusão, exportar um ficheiro de formas a partir do CAD é uma tarefa simples que pode ser realizada em poucos passos. Depois de exportar o ficheiro de formas, pode utilizá-lo noutras aplicações de software, como o QGIS ou o Google Earth. Além disso, se tiver um ficheiro KML que pretenda converter num ficheiro de forma, pode utilizar ogr2ogr para fazer a conversão. Finalmente, para abrir o ficheiro DBF, é necessário utilizar um software que possa ler ficheiros DBF, como o Microsoft Excel ou o OpenOffice Calc.
Para abrir um ficheiro DBF no Excel, pode seguir estes passos:
1. Inicie o Microsoft Excel e clique no separador “Dados”.
2. Clique no botão “De outras fontes” e, em seguida, seleccione “Do Microsoft Query” na lista pendente.
Na caixa de diálogo “Escolher fonte de dados”, seleccione “Base de dados Visual FoxPro” como fonte de dados e, em seguida, clique no botão “OK”.
Navegue até ao ficheiro DBF que pretende abrir, seleccione-o e, em seguida, clique no botão “Open” (Abrir).
Na caixa de diálogo “Query Wizard – Choose Columns” (Assistente de consulta – Escolher colunas), seleccione as colunas que pretende incluir na consulta e, em seguida, clique no botão “Next” (Seguinte).
Na caixa de diálogo “Query Wizard – Filter Data” (Assistente de consulta – Filtrar dados), pode filtrar os dados de acordo com as suas necessidades e, em seguida, clicar no botão “Next” (Seguinte).
Na caixa de diálogo “Query Wizard – Sort Order” (Assistente de consulta – Ordem de ordenação), pode especificar a ordem de ordenação dos dados e, em seguida, clicar no botão “Next” (Seguinte).
8. na caixa de diálogo “Query Wizard – Finish” (Assistente de consulta – Concluir), introduza um nome para a consulta e, em seguida, clique no botão “Finish” (Concluir).
9. Clique no botão “OK” na caixa de diálogo “Microsoft Query” para importar o ficheiro DBF para o Excel.
Para editar um ficheiro DBF, pode utilizar um programa como o Microsoft Excel ou o OpenOffice Calc. Basta abrir o ficheiro DBF no programa, fazer as alterações necessárias e, em seguida, guardar o ficheiro. Em alternativa, pode utilizar um editor DBF especializado, como o DBF Viewer Plus ou o DBF Manager, para editar o ficheiro.