Os controlos parentais são ferramentas essenciais para os pais que pretendem proteger os seus filhos de conteúdos inadequados e predadores online. A Segurança da Família Microsoft é uma dessas ferramentas que permite aos pais monitorizar as actividades online dos seus filhos, limitar o tempo de ecrã e filtrar conteúdos inadequados. No entanto, pode chegar um momento em que queira desactivar estes controlos por vários motivos. Eis como pode desactivar a Segurança Familiar da Microsoft e outros controlos parentais.
Como desactivar a Segurança Familiar da Microsoft Para desactivar a Segurança Familiar da Microsoft, siga estes passos:
1. Inicie sessão na sua conta Microsoft e aceda à página Família.
2. Seleccione a conta de criança para a qual pretende desactivar a Segurança da Família.
3. Clique no botão “Gerir” e, em seguida, seleccione “Remover da família”.
4. Siga as instruções para confirmar a remoção.
Tenha em atenção que a desactivação da Segurança da família remove todas as restrições e definições associadas à conta, pelo que poderá querer ajustar outras definições ou criar uma nova conta para o seu filho.
Como utilizar os controlos parentais nos telemóveis A maioria dos telemóveis vem com controlos parentais integrados que permitem aos pais restringir o acesso a determinadas aplicações, conteúdos e funcionalidades. Para configurar o controlo parental no telemóvel do seu filho, siga estes passos:
1. Aceda às definições do telemóvel e seleccione “Tempo de ecrã” ou “Bem-estar digital”.
3. configurar limites de tempo de ecrã, restrições de conteúdo e restrições de utilização de aplicações.
5. Teste as definições para se certificar de que funcionam como pretendido.
O Google Chrome também tem definições de controlo parental que lhe permitem restringir o acesso a determinados sites e conteúdos. Eis como as activar:
2. Clique em “Avançadas” e, em seguida, seleccione “Privacidade e segurança”.
3. em “Segurança”, clique em “Navegação segura”.
5. Crie uma conta de utilizador supervisionada para o seu filho e configure restrições de conteúdo e monitorização do histórico de navegação.
O YouTube tem um modo restrito que bloqueia conteúdos para adultos e vídeos assinalados como inadequados. Eis como o activar:
2. Desça até à parte inferior da página e clique em “Modo restrito”.
3. activar o “Modo restrito”.
4. crie uma conta do YouTube separada para seu filho e ative as restrições de conteúdo.
Como é que eu bloqueio sites no PC para os meus filhos?
Para bloquear sites no seu PC, pode utilizar ferramentas integradas como a Segurança da Família do Windows ou software de terceiros. Eis como utilizar a Segurança da Família do Windows:
2. Clique em “Navegação na Web” e seleccione “Bloquear sites inadequados”.
3. adicionar sites específicos à lista de permitidos ou bloqueados.
4. Guarde as definições e teste-as para se certificar de que funcionam.
O que é a palavra-passe parental?
A palavra-passe parental é uma palavra-passe criada pelos pais para proteger as suas definições de controlo parental. É aconselhável criar uma palavra-passe forte e única que só o utilizador conheça e mantê-la segura e protegida. Sem a palavra-passe parental, as crianças não poderão alterar ou desactivar as definições de controlo parental.
Uma forma de saber o que o seu filho faz no telemóvel é utilizar aplicações de controlo parental que fornecem funcionalidades de monitorização e rastreio de actividades. Algumas aplicações populares de controlo parental incluem o Norton Family, o Qustodio e o Net Nanny. Estas aplicações permitem-lhe acompanhar a actividade online do seu filho, bloquear determinados sítios Web ou aplicações e definir limites de tempo de ecrã. Além disso, alguns fornecedores de telemóveis oferecem funcionalidades de controlo parental incorporadas que lhe permitem monitorizar a actividade do seu filho no respectivo dispositivo. É importante manter uma comunicação aberta com o seu filho sobre a utilização destas ferramentas de monitorização para promover a confiança e o respeito na vossa relação.
Para colocar controlos parentais no Chrome, pode utilizar a funcionalidade incorporada denominada “Utilizadores supervisionados”. Isto permite-lhe criar um perfil separado do Chrome para o seu filho e monitorizar a sua actividade de navegação, bloquear sítios Web específicos e definir restrições de navegação.
Eis os passos para configurar o controlo parental no Chrome:
1. Abra o Google Chrome e clique nos três pontos no canto superior direito.
2. Seleccione “Definições” no menu pendente.
3. em “Pessoas”, clique em “Adicionar pessoa”.
Introduza o nome do seu filho e clique em “Adicionar”.
5. seleccione “Utilizador supervisionado” e clique em “Criar”.
6. Crie uma conta Google para o seu filho ou ligue a conta existente.
7. Personalize as restrições de navegação e as definições dos sítios Web de acordo com as suas necessidades.
8. Guardar as alterações e sair.
Agora, o seu filho terá um perfil separado do Chrome com o controlo parental activado. Para aceder ao perfil, clique no ícone de utilizador no canto superior direito e seleccione o nome do seu filho.