A Consola de Gestão da Microsoft (MMC) é uma ferramenta incorporada nos sistemas operativos Windows que fornece uma interface gráfica de utilizador para gerir e configurar definições e serviços do sistema. O MMC permite que os utilizadores acedam a várias ferramentas administrativas, denominadas snap-ins, que são utilizadas para controlar diferentes aspectos do sistema. O MMC é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada pelos administradores de sistemas para gerir computadores locais e remotos num ambiente de rede.
Como instalar o MMC?
O MMC está incluído em todas as versões dos sistemas operativos Windows, pelo que não é necessário instalá-lo separadamente. Para aceder ao MMC, basta escrever “mmc” na caixa de diálogo Executar ou na caixa de pesquisa do menu Iniciar. A janela do MMC abre-se e pode adicionar ou remover snap-ins de acordo com as suas necessidades.
De forma correspondente, como posso aceder ao SCCM?
O System Center Configuration Manager (SCCM) é uma ferramenta de gestão utilizada para implementar e gerir sistemas baseados no Windows. Para aceder ao SCCM, tem de o instalar primeiro no seu sistema. Uma vez instalado, pode aceder ao SCCM abrindo o MMC e adicionando o snap-in SCCM. O snap-in do SCCM fornece uma visão centralizada de todos os sistemas da sua rede e permite-lhe geri-los remotamente.
Como posso aceder ao Centro de Sistema?
O System Center é um conjunto de ferramentas de gestão que inclui o SCCM, o Operations Manager, o Virtual Machine Manager e outras ferramentas. Para aceder ao System Center, é necessário instalar as ferramentas específicas que pretende utilizar. Uma vez instalado, pode aceder ao System Center abrindo o MMC e adicionando os snap-ins apropriados.
Para abrir um snap-in no MMC, é necessário seguir estes passos:
2. Clique em Ficheiro > Adicionar/Remover Snap-in.
3. seleccione o snap-in que pretende adicionar e clique em Adicionar.
4. Configure o snap-in de acordo com os seus requisitos.
5. Salve a configuração do snap-in clicando em Arquivo > Salvar como.
Para remover um cliente do SCCM, você precisa seguir estas etapas:
2. Selecione o dispositivo que você deseja remover e clique em Excluir.
3. na caixa de diálogo de confirmação, clique em Sim para remover o dispositivo do SCCM.
Em conclusão, a Consola de Gestão da Microsoft é uma ferramenta poderosa que fornece uma interface gráfica de utilizador para gerir e configurar definições e serviços do sistema. A MMC permite aos utilizadores aceder a várias ferramentas administrativas, denominadas snap-ins, que são utilizadas para controlar diferentes aspectos do sistema. O SCCM e o System Center são duas ferramentas de gestão que podem ser acedidas através do MMC. Para remover um cliente do SCCM, é necessário abrir a consola do SCCM e navegar para o espaço de trabalho Ativos e Conformidade, selecionar o dispositivo que pretende remover e clicar em Eliminar.
Para instalar o SCCM 2019, você precisa seguir estas etapas:
1. Faça o download da mídia de instalação do SCCM 2019 no site da Microsoft.
2. Abra o Console de Gerenciamento da Microsoft (MMC) digitando “mmc” no comando Executar.
3. clique em “Arquivo” e selecione “Adicionar/Remover Snap-in”.
4. seleccione “System Center Configuration Manager” e clique em “Adicionar”.
5. Siga as instruções para concluir o processo de instalação, incluindo a seleção do diretório de instalação e a escolha das opções apropriadas para sua organização.
Observe que a instalação do SCCM 2019 requer privilégios administrativos e um conhecimento profundo da infraestrutura de rede da sua organização. Recomenda-se que consulte um profissional de TI experiente antes de tentar instalar o SCCM 2019.
O artigo “Consola de Gestão da Microsoft: Uma visão geral” não menciona especificamente o serviço SCCM. No entanto, SCCM significa System Center Configuration Manager, que é uma ferramenta de gestão da Microsoft utilizada para implementar e gerir software, atualizações de segurança e sistemas operativos numa rede. O SCCM permite aos administradores automatizar a implementação e as actualizações de software, monitorizar a conformidade dos dispositivos e executar tarefas de administração remota.