- Clique em Iniciar .
- Clique em Todos os programas.
- Clique na entrada Acessórios.
- Clique em Executar.
- Digite o seguinte comando na caixa de edição: msconfig.
- Clique na guia Inicialização de Programas.
Muitos programas são configurados para iniciar automaticamente quando liga o computador, o que pode abrandar o tempo de arranque do sistema e utilizar recursos valiosos. Se você deseja desativar a inicialização automática de programas, existem alguns métodos diferentes que você pode usar, dependendo do seu sistema operacional.
Para usuários do Windows 10, tirar programas da inicialização automática é fácil. Basta clicar com o botão direito do rato na barra de tarefas e selecionar “Gestor de tarefas”. A partir daí, clique no separador “Arranque” e verá uma lista de todos os programas definidos para iniciar automaticamente. Para desactivar um programa, clique com o botão direito do rato sobre ele e seleccione “Desactivar”. Também pode utilizar os botões “Activar” e “Desactivar” na parte inferior do ecrã para alternar entre vários programas ao mesmo tempo.
Para os utilizadores do Android, desactivar os programas que iniciam com o dispositivo pode ajudar a melhorar a duração e o desempenho da bateria. Para tal, aceda à aplicação “Definições” e seleccione “Aplicações e notificações”. A partir daí, seleccione a aplicação que pretende desactivar e clique em “Forçar paragem”. Isto impedirá que a aplicação seja executada em segundo plano e iniciada automaticamente.
Se estiver a utilizar outro sistema operativo ou pretender retirar alguns programas do arranque no Windows 7, o processo é um pouco diferente. No Windows 7, aceda ao menu “Iniciar” e escreva “msconfig” na barra de pesquisa. A partir daí, clique no separador “Arranque” e verá uma lista de todos os programas definidos para iniciar automaticamente. Para desactivar um programa, basta desmarcar a caixa junto ao mesmo.
Se pretender iniciar um programa juntamente com o Windows 7, também pode utilizar a ferramenta “msconfig”. Basta ir ao separador “Arranque” e clicar em “Adicionar”. A partir daí, pode escolher o programa que pretende iniciar com o Windows e atribuir-lhe um nome. Esta pode ser uma funcionalidade útil se tiver um programa que utiliza frequentemente e quiser poupar tempo fazendo-o arrancar automaticamente.
Em conclusão, a desactivação do arranque automático de programas pode ajudar a melhorar o desempenho do seu computador ou dispositivo e a poupar recursos valiosos. Quer esteja a utilizar o Windows 10, o Android ou outro sistema operativo, existem métodos fáceis para retirar programas do arranque e controlar os programas que são iniciados automaticamente.
Para impedir que programas iniciem junto com o Windows, é possível desativar a inicialização automática de programas. Aqui estão os passos para o fazer:
1. Pressione a tecla Windows + R para abrir a janela Executar.
2. Escreva “msconfig” e prima Enter.
3. na janela Configuração do sistema, vá para o separador “Arranque”.
Desmarque as caixas junto aos programas que não pretende que sejam iniciados automaticamente com o Windows.
5. Clique em “Aplicar” e depois em “OK”.
6. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.
Em alternativa, também pode aceder ao Gestor de Tarefas e desactivar os programas de arranque a partir daí. Para o fazer, clique com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccione “Gestor de tarefas”. Em seguida, aceda ao separador “Arranque”, clique com o botão direito do rato no programa que pretende desactivar e seleccione “Desactivar”.
Para remover programas do arranque do Windows 11, pode seguir estes passos:
1. Abra o Gestor de Tarefas clicando com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccionando “Gestor de Tarefas” no menu.
2. Clique no separador “Arranque” na parte superior da janela do Gestor de Tarefas.
Localize o programa que pretende remover do arranque e clique no mesmo para o seleccionar.
Clique no botão “Desactivar” no canto inferior direito da janela do Gestor de Tarefas.
5. Repita os passos 3-4 para quaisquer outros programas que pretenda remover do arranque.
6. Feche a janela do Gestor de Tarefas.
Depois de desactivar os programas do arranque, estes não serão iniciados automaticamente quando iniciar o computador. Pode ainda iniciá-los manualmente sempre que precisar deles.
Para ver as aplicações em segundo plano no Windows 7, pode abrir o Gestor de Tarefas premindo “Ctrl + Shift + Esc” no teclado. Quando o Gestor de Tarefas abrir, clique no separador “Processos” para ver uma lista de todos os processos em execução e aplicações em segundo plano no seu computador.