Já alguma vez esteve numa situação em que estava a trabalhar num documento importante no Microsoft Word e, de repente, o programa bloqueou ou o seu computador desligou-se inesperadamente? Ou talvez tenha fechado acidentalmente o documento sem o guardar? Nesses casos, pode ser frustrante pensar que todo o seu trabalho árduo foi em vão. No entanto, a boa notícia é que, na maioria dos casos, é possível recuperar um documento não guardado no Word.
Uma das primeiras coisas que pode tentar para recuperar um documento não guardado no Word é verificar a funcionalidade de AutoRecuperação. Por padrão, o Word salva uma cópia do documento a cada 10 minutos (embora seja possível alterar essa configuração) em um local temporário. Para aceder à funcionalidade de AutoRecuperação, abra o Word e clique no separador “Ficheiro”. Em seguida, clique em “Informações” e seleccione “Gerir documento” no menu pendente. Por fim, clique em “Recuperar documentos não guardados” para ver uma lista de documentos não guardados. Seleccione o que pretende recuperar e clique em “Abrir”.
Se a funcionalidade de recuperação automática não funcionar, pode tentar procurar o documento na pasta de ficheiros temporários do seu computador. Para o fazer, prima a tecla Windows + R no teclado para abrir a caixa de diálogo Executar. Escreva “%temp%” (sem aspas) na caixa e clique em “OK”. Isto irá abrir a pasta Temp. Procure ficheiros com uma extensão .tmp ou .asd (são ficheiros temporários criados pelo Word) e veja se algum deles corresponde ao nome do seu documento não guardado. Se encontrar um ficheiro que corresponda, faça duplo clique no mesmo para o abrir no Word. Se for o ficheiro correcto, guarde-o como um novo documento.
Se os métodos acima não funcionarem, também pode tentar utilizar uma ferramenta de recuperação de terceiros para recuperar o documento não guardado. Existem várias ferramentas deste tipo disponíveis online, tanto gratuitas como pagas, que podem analisar o disco rígido do seu computador e recuperar ficheiros apagados ou perdidos. Alguns exemplos dessas ferramentas são o Recuva, o EaseUS Data Recovery Wizard e o Stellar Data Recovery.
Em conclusão, embora a perda de um documento não guardado no Word possa ser uma experiência frustrante, existem várias formas de o recuperar. Pode tentar aceder à funcionalidade de AutoRecuperação, procurar ficheiros temporários no seu computador ou utilizar uma ferramenta de recuperação de terceiros. No entanto, é sempre uma boa prática salvar seu trabalho com a maior frequência possível para evitar essas situações em primeiro lugar.
Para alterar o tempo de salvamento automático do Word, você pode seguir estas etapas:
1. Abra o Word e clique em “Ficheiro” no canto superior esquerdo.
2. Seleccione “Opções” no menu.
3. clicar em “Guardar” na coluna da esquerda.
4. em “Guardar documentos”, verá uma opção para “Guardar informações de recuperação automática a cada X minutos”. X é o tempo actual de gravação automática.
5. Altere o número de minutos para o tempo de auto-salvamento desejado.
6. Clique em “OK” para guardar as alterações.
Note que o tempo mínimo de gravação automática é de 1 minuto.
Para recuperar um documento não guardado no Microsoft Word, pode tentar aceder à funcionalidade “Recuperação automática” que guarda automaticamente uma cópia do seu documento a cada poucos minutos. Pode também verificar a secção “Recuperado” no separador “Abrir” ou procurar quaisquer ficheiros temporários criados pelo Word na pasta de ficheiros temporários do seu computador. Se estes métodos não funcionarem, pode também tentar utilizar um software de recuperação de dados para procurar no seu computador quaisquer ficheiros eliminados ou perdidos.
E outra pergunta: onde estão os ficheiros temporários do Word?