Na programação em C, uma matriz é uma colecção de tipos de dados semelhantes. É usado para armazenar vários valores numa única variável. Uma matriz de inteiros pode ser declarada em C seguindo a sintaxe:
Esta declaração cria um array chamado arr que tem cinco elementos, cada um dos quais é um inteiro. O índice do primeiro elemento é 0 e o índice do último elemento é 4. Para atribuir valores aos elementos da matriz, pode utilizar um ciclo ou atribuí-los individualmente. Por exemplo, o código a seguir atribui valores aos elementos da matriz:
“`
for(int i=0;i<5;i++){
arr[i]=i+1;
}
“`
Agora vamos discutir algumas funções relacionadas que são comumente usadas na programação em C.
Fwrite em C:
A função fwrite() é usada para escrever dados num ficheiro em modo binário. A sua sintaxe é a seguinte:
size_t fwrite(const void *ptr, size_t size, size_t count, FILE *stream);
O primeiro argumento é um ponteiro para os dados que precisam ser escritos. O segundo argumento é o tamanho de cada elemento. O terceiro argumento é o número de elementos a serem escritos, e o quarto argumento é o ponteiro para o arquivo onde os dados devem ser escritos. Por exemplo, o código a seguir escreve um array de inteiros em um arquivo binário chamado data.bin:
“`
int arr[5]={1,2,3,4,5};
FILE *fp;
fp=fopen(“data.bin”, “wb”);
fwrite(arr,sizeof(int),5,fp);
fclose(fp);
“`
Este código primeiro declara um array de inteiros e atribui valores aos seus elementos. Em seguida, abre um ficheiro binário chamado data.bin em modo de escrita e escreve o array no ficheiro utilizando a função fwrite(). Finalmente, fecha o ficheiro utilizando a função fclose().
FEOF em C:
A função feof() é utilizada para verificar se o fim de um ficheiro foi atingido. A sua sintaxe é a seguinte:
int feof(FILE *stream);
O argumento é um ponteiro para o arquivo que precisa ser verificado. A função devolve um valor diferente de zero se o fim do ficheiro tiver sido atingido, e zero caso contrário. Por exemplo, o código a seguir lê números inteiros de um arquivo binário chamado data.bin até que o fim do arquivo seja alcançado:
“`
int num;
FILE *fp;
fp=fopen(“dados.bin”, “rb”);
while(!feof(fp)){
fread(&num,sizeof(int),1,fp);
printf(“%dn”,num);
}
fclose(fp);
“`
Este código primeiro abre o arquivo binário chamado data.bin em modo de leitura. Ele então lê inteiros do arquivo usando a função fread() até que o fim do arquivo seja alcançado. Finalmente, ele fecha o arquivo usando a função fclose().
Obtém em C:
A função gets() é usada para ler uma string da entrada padrão (teclado). A sua sintaxe é a seguinte:
char *gets(char *str);
O argumento é um ponteiro para a string onde a entrada deve ser armazenada. A função lê a entrada até encontrar um carácter de nova linha e armazena-a na cadeia. Por exemplo, o código a seguir lê uma string do teclado e a imprime:
“`
char str[100];
printf(“Enter a string: “);
gets(str);
printf(“You entered: %sn”,str);
“`
Imprimindo uma string em C++:
Para imprimir uma string em C++, é possível usar o objeto cout da classe ostream. Por exemplo, o código a seguir imprime uma string:
“`
#include
using namespace std;
int main(){
string str=”Hello world”;
cout<<str<<endl;
return 0;
}
“`
Este código primeiro declara uma string chamada str e atribui a ela o valor “Hello world”. Ele então imprime a string usando o objeto cout e o operador <<. Finalmente, ele retorna 0 para indicar uma execução bem sucedida.
Imprimindo um inteiro em C:
Para imprimir um número inteiro em C, pode-se usar a função printf(). A sua sintaxe é a seguinte:
int printf(const char *format, …);
O primeiro argumento é uma string que especifica o formato da saída. A string de formato pode conter espaços reservados para os valores a serem impressos. Os espaços reservados são indicados por % seguido de um carácter que especifica o tipo de valor a ser impresso. Por exemplo, o código a seguir imprime um número inteiro:
“`
int num=123;
printf(“O número é %dn”,num);
“`
Este código primeiro declara um inteiro chamado num e atribui a ele o valor 123. Em seguida, imprime o valor usando a função printf() e o espaço reservado %d. Finalmente, ele imprime um caractere de nova linha usando n.