Uma máquina virtual é uma emulação baseada em software de um computador físico. As máquinas virtuais são úteis para executar vários sistemas operativos ou versões de um sistema operativo num único computador físico. Criar uma máquina virtual de telemóvel num PC pode ser útil para testar aplicações móveis ou para executar aplicações Android ou iOS num computador.
O programa mais utilizado para criar uma máquina virtual de telemóvel num PC é o Android Studio. O Android Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) gratuito para o desenvolvimento de aplicações Android. Inclui um emulador de Android para executar e testar aplicações Android.
Para criar uma máquina virtual de telemóvel utilizando o Android Studio, primeiro, transfira e instale o Android Studio no seu PC. Uma vez instalado, abra o Android Studio e clique no botão AVD Manager. O Gestor de AVD permite-lhe criar e gerir dispositivos virtuais Android (AVDs).
Clique no botão Criar dispositivo virtual para começar a criar um novo dispositivo virtual. Seleccione o tipo de dispositivo e a imagem de sistema que pretende utilizar. A imagem do sistema é a versão do Android que pretende executar no dispositivo virtual. Depois de seleccionar o tipo de dispositivo e a imagem do sistema, pode personalizar as definições do dispositivo virtual, como a quantidade de RAM e a resolução do ecrã.
Depois de ter criado o dispositivo virtual, pode iniciar o emulador clicando no botão Reproduzir no Gestor de AVD. O emulador é iniciado e pode ser utilizado para executar e testar aplicações Android.
A activação da virtualização da CPU que não aparece na BIOS pode ser feita utilizando uma ferramenta de software chamada BIOS Update Utility. Esta ferramenta permite-lhe actualizar a BIOS do seu computador para activar o suporte de virtualização. No entanto, a actualização da BIOS pode ser arriscada e só deve ser feita por utilizadores experientes.
A criação de uma máquina virtual no AWS (Amazon Web Services) pode ser feita usando o Console de Gerenciamento do AWS. O Console de gerenciamento do AWS é uma interface baseada na Web para gerenciar seus recursos do AWS. Para criar uma máquina virtual no AWS, primeiro é necessário criar uma AMI (Amazon Machine Image) que contenha o sistema operativo e as aplicações que pretende executar na máquina virtual. Depois de criar a AMI, é possível usá-la para iniciar uma nova instância de máquina virtual no AWS.
A virtualização do BIOS refere-se à capacidade do BIOS de um computador de habilitar o suporte à virtualização de hardware. A virtualização de hardware permite que um computador crie e execute várias máquinas virtuais em uma única máquina física. A virtualização do BIOS é importante para a execução de máquinas virtuais, pois permite que a máquina virtual acesse os recursos de hardware do computador.
A activação da virtualização pode ser feita acedendo às definições da BIOS do seu computador. As etapas para acessar as configurações do BIOS variam de acordo com o fabricante e o modelo do computador. Depois de aceder às definições da BIOS, procure uma opção chamada “Tecnologia de virtualização” ou “VT-x” e active-a.
Existem vários programas de máquina virtual gratuitos disponíveis, como o VirtualBox e o VMware Player. Estes programas permitem-lhe criar e executar máquinas virtuais no seu computador. Para criar uma máquina virtual gratuita, descarregue e instale um destes programas e siga as instruções para criar uma nova máquina virtual.
Para activar a virtualização do Windows para emuladores, é necessário seguir estes passos:
1. Verifique se o seu computador suporta a tecnologia de virtualização. Pode fazê-lo indo ao Gestor de Tarefas e verificando o separador Desempenho. Se vir uma secção de Virtualização, então o seu computador suporta-a.
2. Active a tecnologia de virtualização nas definições da BIOS do seu computador. Para fazer isso, reinicie o computador e pressione a tecla BIOS (geralmente F2 ou Del) durante a inicialização. Procure a opção de virtualização e ative-a.
Instale um software de virtualização, como o VirtualBox ou o VMware.
Instale um emulador de Android como o BlueStacks ou o NoxPlayer no software de virtualização.
Depois de concluir essas etapas, você deve ser capaz de criar uma máquina virtual de celular no seu PC e executar aplicativos e jogos Android nela.
Para verificar se a virtualização está activa no seu PC, pode seguir estes passos:
1. Reinicie o computador e entre nas configurações do BIOS ou UEFI.
2. Procure uma opção chamada “Tecnologia de virtualização” ou “Tecnologia de virtualização Intel” ou “Virtualização AMD” ou um nome semelhante.
3. se a opção estiver activada, a virtualização está activa no PC. Se estiver desactivada, é necessário activá-la.
Salve as alterações e saia das configurações do BIOS ou UEFI.
5. arranque no seu sistema operativo e transfira um software de virtualização como o VirtualBox ou o VMware.
Instale o software e crie uma máquina virtual para executar o emulador de telemóvel.