O que é a formatação de uma unidade flash?
A formatação de uma unidade flash é o processo de apagar todos os dados existentes e criar um novo sistema de arquivos nele. É como limpar um quadro negro antes de escrever novas notas nele. O processo prepara a unidade flash para armazenar novos dados, mas também apaga todos os dados existentes, por isso certifique-se de que tem uma cópia de segurança dos ficheiros importantes antes de prosseguir.
Como devo formatar a minha unidade flash FAT ou NTFS?
As unidades Flash são normalmente fornecidas com dois sistemas de ficheiros: FAT e NTFS. O FAT é o sistema de ficheiros mais utilizado, uma vez que é compatível com a maioria dos dispositivos. No entanto, se tenciona utilizar a unidade flash com ficheiros maiores ou num computador com Windows, é melhor formatá-la como NTFS.
Para formatar uma unidade flash como FAT ou NTFS, siga estes passos:
2. Abra o Explorador de Arquivos e localize a unidade.
3. Clique com o botão direito do rato na unidade e seleccione “Formatar”.
4. na secção “Sistema de ficheiros”, seleccione FAT ou NTFS.
5. Clique em “Start” para iniciar a formatação.
Como formatar uma unidade flash rapidamente?
A formatação de uma unidade flash pode levar algum tempo, especialmente se você tiver muitos dados nele. No entanto, pode acelerar o processo seleccionando a opção “Formatação Rápida”. Esta opção apenas apaga o sistema de ficheiros existente e cria um novo, sem verificar se há sectores danificados ou procurar erros. É uma forma mais rápida de formatar uma unidade flash, mas não é tão completa como uma formatação completa.
Para efectuar uma formatação rápida, siga os mesmos passos acima indicados, mas certifique-se de que selecciona a opção “Formatação rápida” antes de clicar em “Iniciar”.
Qual é o melhor programa para formatar uma unidade flash?
Existem muitos programas disponíveis para formatar uma unidade flash, mas o utilitário integrado do Windows é geralmente suficiente. No entanto, se você quiser opções mais avançadas, você pode usar software de terceiros, como EaseUS Partition Master ou MiniTool Partition Wizard. Estes programas permitem-lhe criar várias partições, redimensionar as existentes e executar outras tarefas de gestão do disco.
Como usar o Diskpart para formatar uma unidade flash?
1. Conecte a unidade flash ao seu computador.
2. Abra o prompt de comando como administrador.
3. digite “diskpart” e pressione Enter.
4. digite “list disk” e pressione Enter.
6. Escreva “select disk X” (substitua X pelo número do disco) e prima Enter.
8. Digite “create partition primary” e prima Enter.
10. Escreva “assign” e prima Enter.
11. Digite “exit” e prima Enter.
Conclusão
A formatação de uma unidade flash é um processo simples que prepara a unidade para o armazenamento de novos dados. É essencial fazer cópias de segurança dos ficheiros importantes antes de formatar, uma vez que o processo apaga todos os dados existentes. Pode formatar uma unidade flash como FAT ou NTFS, e pode escolher entre uma formatação completa ou uma formatação rápida. O utilitário incorporado no Windows é normalmente suficiente para a maioria dos utilizadores, mas os utilizadores avançados podem utilizar software de terceiros ou o Diskpart para gerir os seus discos e partições.
Para formatar uma pen drive em exFAT, pode seguir os seguintes passos:
1. Insira a pen drive na porta USB do seu computador.
2. Abra o Explorador de Arquivos e localize a unidade flash.
3. Clique com o botão direito do rato na unidade flash e seleccione “Formatar”.
4. no menu pendente “Sistema de ficheiros”, seleccione “exFAT”.
5. Escolha um nome para a unidade flash no campo “Volume label”.
6. Clicar em “Start” para iniciar o processo de formatação.
7. Aguardar a conclusão do processo e clicar em “OK” para fechar a janela de formatação.
A unidade flash está agora formatada em exFAT e pronta a ser utilizada.
Pode não conseguir formatar a sua pen em NTFS se for uma unidade de pequena capacidade (menos de 4GB) porque o sistema de ficheiros NTFS requer uma maior quantidade de espaço em comparação com outros sistemas de ficheiros como o FAT32. Além disso, alguns dispositivos mais antigos podem não ser compatíveis com o sistema de ficheiros NTFS. Nesses casos, recomenda-se formatar a unidade flash nos sistemas de ficheiros FAT32 ou exFAT.