O que significa a palavra virtualização?
Em outras palavras, podemos afirmar que virtualização é a tecnologia que permite que diversas aplicações e sistemas operacionais sejam processados em uma mesma máquina. Por exemplo: um usuário utiliza o Windows em seu computador, mas deseja utilizar um software que está disponível apenas para o Linux.
Quais são os tipos de virtualização?
4 tipos de virtualização que os administradores de TI devem saber
- 1 – Virtualização de rede. A virtualização de rede usa os recursos disponíveis em uma rede e divide a largura de banda em canais distintos.
- 2 – Virtualização de armazenamento.
- 3 – Virtualização de desktop.
- 4 – Virtualização de aplicativos.
Você também pode perguntar como funciona a virtualização?
Virtualização é a tecnologia que otimiza o uso de infraestruturas de TI existentes através da criação de "versões virtuais" de ambientes de processamento, aplicações e outros recursos, como hardware disponível, sistemas operacionais, computadores, servidores e/ou dispositivos de armazenamento. Onde se aplica a virtualização? A virtualização já é uma realidade dentro das empresas, software houses e até mesmo em ambientes domésticos, pois permite a automatização de processos, facilidade de gerenciamento, uso adequado de recursos e a possibilidade de contabilizar exatamente quanto cada usuário ou departamento utiliza dos recursos
Por que é necessário usar a virtualização?
Com a virtualização é possível explorar melhor os recursos de hardware disponíveis na máquina. Utilizando somente um computador, podemos executar várias máquinas virtuais, executar diversos sistemas operacionais simultaneamente, e com fins de utilização diferente. Então, quais os tipos de solução de virtualização? Há basicamente três tipos de soluções em virtualização que atender a infraestrutura de TI, que são:
- Virtualização de servidores (Hypervisor);
- Virtualização de aplicativos;
- Virtualização de desktops.
Qual o melhor tipo de virtualização?
Os hipervisores podem ser executados em um sistema operacional (como em um laptop) ou instalados diretamente no hardware (como um servidor), este é o tipo de virtualização preferido da maioria das empresas. Os hipervisores dividem os recursos físicos para serem utilizados por diferentes ambientes virtuais. Quais as técnicas de virtualização utilizadas? Outros métodos de virtualização
O VMM não é a única técnica de virtualização que existe. Para que possa atender às mais variadas necessidades, vários métodos foram (e são) desenvolvidos. Entre os demais, tem-se o Process Virtual Machine, o Operating System Virtual Machine e a virtualização assistida por hardware.
Posteriormente, são benefícios da virtualização?
O uso da virtualização permite múltiplas aplicações rodarem no mesmo servidor, isoladas entre si, o que traz redução do espaço utilizado e da energia elétrica para manter o servidor ligado e refrigerar o ambiente.