O que pode acontecer se meus dados foram vazados?
A verdade é que documentos vazados ou roubados, quando não utilizados, não causam prejuízos ao dono do documento. Porém, quando há vazamentos desse tipo ou um usuário sofre phishing, é porque alguma ação criminosa já está sendo planejada com os dados.
Como verificar se meu CPF vazou?
Para saber se você foi vítima deste tipo de fraude, um caminho é consultar o site Registrato, do Banco Central, que permite o monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao seu CPF. É possível fazer o cadastro pelo aplicativo da instituição no celular e também via internet. Em relação a isto, o que fazer quando alguém tem seus dados? Para se prevenir, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e cadastrar um alerta gratuito na Serasa. Com esse alerta, as empresas que consultarem a Serasa serão avisadas sobre a situação. Elas vão poder solicitar mais dados ou outros documentos que comprove a identidade de quem está portando o documento.
Posteriormente, como evitar vazamento de dados?
Na proteção de vazamento de dados, algumas regras básicas também são consenso:
- Tenha um sistema antivírus;
- Tenha um sistema de controle de acesso aos dados.
Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.
A respeito disto, o que uma pessoa pode fazer com o número do meu cpf e rg?
Logo, os seus dados podem estar sendo utilizados para movimentar uma conta a qual recebe dinheiro oriundo de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, etc. Também, será que pode ocorrer a solicitação e ativação de cartão pré-pago para inserir quantia oriunda de crimes sem ter sua identidade exposta? Também se pode perguntar o que se pode fazer com o cpf de uma pessoa? Geralmente, as principais consequências são relacionadas à sua reputação, uma vez que esses dados podem ser usados para:
- Compras a prazo em seu CPF;
- Algum tipo de empréstimo ou financiamento em seu nome;
- Aplicação de golpes a outras pessoas, utilizando seu nome;
O que é possível fazer com o CPF de uma pessoa?
Roubos de CPF também podem resultar na fraude de financiamentos, abertura de contas, obtenção de cartão de crédito e até na concessão de empréstimos em nome da vítima. O que fazer quando alguém usa o seu CPF? Se perder o documento, faça um boletim de ocorrência (B.O.) imediatamente. Caso identifique uma conta ou cadastro que não foi feito por você, entre em contato com a empresa e apresente o B.O. para avisá-los sobre um possível caso de fraude.
Também, como evitar vazamento de dados empresa?
9 medidas para prevenir vazamento de dados nas empresas
- Priorize a segurança dos dados.
- Identifique os inimigos de sua cibersegurança.
- Automatize a segurança de seus dados.
- Redobre os cuidados em home office.
- Oriente os colaboradores a como identificar golpes virtuais.
- Crie uma política interna de segurança.
Artigos semelhantes
- Pode finalizar Wsappx?
- Por que meus contatos não aparecem no WhatsApp?
- Como ver os dados do roteador?
- Pode mudar o idioma do iPhone?
- Quem é silenciado no Instagram pode ver meus Stories?
- O que pode ser um dispositivo?
- Quando vou instalar um aplicativo aparece Abra meus apps para se conectar ao servidor?
- O que não pode fazer no WhatsApp?
- Como ver os dados da Carteira de Trabalho Digital?
- O que aconteceu com os dados do Orkut?