O que é e para que serve overclock?
O processo de overclock é responsável por aumentar a potência e, por consequência, o desempenho de diversos componentes do PC. Como existem diversas marcas, modelos e tipos de componentes no mercado, neste tutorial você vai descobrir como fazer overclock em processador, placa de vídeo e memória RAM de uma forma geral.
É seguro fazer um overclock?
O uso prolongado de overclock reduz a vida útil do seu sistema e desatenção no processo pode derreter circuitos, tornando-os inúteis. Vale lembrar que a garantia dada pela maioria dos fabricantes não cobre danos causados por overclock. Em relação a isto, o que é o processo de overclock? O overclock é, basicamente, um processo no qual a velocidade de componentes específicos de um computador pessoal são manualmente aumentadas, através de configurações e instruções diretas para o hardware.
Correspondentemente, para que fazer um overclock?
O que o overclock faz? O overclock aumenta a frequência de relógio da sua CPU. A frequência de relógio é a medida de velocidade de um processador. Quanto maior esse número, mais alta é a carga de trabalho que o processador pode suportar. É seguro fazer overclock na placa de vídeo? Isso pode fazer valer muito a pena, mas não é tão simples quanto sair clicando em botões “turbo” para acelerar um jogo. Assim como no seu processador, o overclock da placa de vídeo exige paciência e alguns testes de estabilidade, e traz um pouquinho de risco se não for feito com cuidado.
Como fazer um overclock?
Abra o menu "Frequency/Voltage Control" (Controle de Frequência/Voltagem). Esse menu pode ter outro nome, como "Overclocking". É nele onde você passará a maior parte do seu tempo, já que ele permite ajustar a velocidade da CPU, assim como a voltagem que ela recebe. Reduza a velocidade do barramento de memória. A respeito disto, como saber se foi feito overclock? Infelizmente não tem como saber, principalmente se o over foi feito por software. Talvez fosse possível identificar over na BIOS se existisse algum tipo de registro de log (até o momento desconheço alguma placa que possua esse recurso).
Você também pode perguntar quais placa-mãe suporta overclock?
Depois de destravar o processador, você poderá fazer overclock em qualquer placa mãe que permita configurar o multiplicador pelo Setup. Finalmente, as placas mãe recomendáveis para overclock são modelos como a Abit BE6-II, Soyo BA+III e BA+IV, Asus CUSL2 etc. Você também pode perguntar o que é overclock do processador e quais as vantagens e desvantagens? Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz, mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware.
É perigoso fazer overclock no processador?
O Overclock pode resultar num aquecimento excessivo do componente, causando instabilidade no sistema, podendo até danificar o hardware. Mas não tenham medo, um processador não vai derreter assim que fizermos Overclock…
Artigos semelhantes
- Como voltar o celular para português?
- Qual a diferença de 1 TB para SSD?
- Como mandar 1000 mensagem no WhatsApp de uma vez para uma pessoa?
- Porque não dá mais para baixar vídeos do YouTube?
- Para que serve o programa VDownloader?
- Qual a melhor época do ano para comprar no AliExpress?
- Qual o melhor iPhone para comprar em 2022 Custo benefício?
- Como faço para viajar de graça?
- O que é preciso para ir para Portugal?
- Qual é o melhor dia para comprar passagens aéreas?