Zope

Definição – O que significa o Zope?

Z Object Publishing Environment (Zope) é um servidor da Web de código aberto construído usando Python. Ele abrange um banco de dados transacional que armazena conteúdo, modelos HTML, scripts e apresenta um mecanismo de busca junto com um RDBMS.

O Zope simplifica a criação de aplicativos Web dinâmicos e oferece suporte baseado em aplicativos, como adesão, notícias e pesquisa. O Zope é construído completamente usando padrões abertos como XML-RPC, DOM e WebDAV.

Definirtec explica Zope

O Banco de Dados de Objetos do Zope fornece uma visão orientada a objetos do website baseada no Zope. Todas as páginas e pastas do site são representadas como um objeto nessa visualização. Recursos como encapsulamento e polimorfismo podem ser incorporados usando essa visualização. Cada página tendo uma URL particular é mapeada para um objeto correspondente no Banco de Dados de Objetos do Zope.

Zope suporta templates HTML usando Dynamic Template Mark-up Language (DTML) e Zope Page Templates (ZPT). A DTML permite que os usuários definam tags que implementam scripts nas páginas de modelo. Os usuários podem definir variáveis, condições booleanas e loops usando scripts DTML. Um problema associado à DTML é a adição de código não HTML aos documentos HTML e a mistura de conteúdo e lógica nas páginas HTML devido à incorporação de scripts DTML.

Os modelos ZP usam documentos XML ou HTML em que todo o conteúdo de marcação é definido no namespace Template Attribute Language (TAL). A seção lógica pode ser escrita em Python, simplificando assim as abordagens de codificação. Como o XML segue o modelo DOM, editores baseados em GUI podem ser usados ​​para editar modelos ZPT.