Zoopraxiscópio

Definição – O que significa Zoopraxiscope?

O zoopraxiscópio foi uma das primeiras tecnologias de imagens em movimento que surgiu no século XIX. De acordo com algumas fontes, ele foi patenteado por William Lincoln em 1867, enquanto muitas fontes também afirmam que Edward Muybridge o “inventou” em 1879. O zoopraxiscópio ajudou a pavimentar o caminho para a máquina Lumiere e as sucessivas tecnologias do cinema.

Definirtec explica Zoopraxiscope

O zoopraxiscópio era um sistema em que o observador olhava por uma pequena fenda vertical em um meio opaco sólido. À medida que as aberturas padronizadas se moviam, transmitia a sensação de movimento. O zoopraxiscópio fazia uso da “animação de quadro” inicial, em que cada quadro é desenhado de forma ligeiramente diferente em uma sequência. Isso levou a uma ilusão de ótica efetiva de movimento.

Agora, novas formas de animação por computador surgiram para rivalizar com as tecnologias tradicionais do cinema. A ideia de usar filme de quadro físico, sem falar em imagens desenhadas simples, tornou-se obsoleta. Os efeitos visuais e o trabalho de animação foram trazidos à vida a novos patamares por meio de big data e engenharia. Itens como o zoopraxiscópio agora estão restritos a museus.