XHTML é uma linguagem de marcação que é uma versão ligeiramente modificada de HTML. A principal diferença entre as duas é que o XHTML é baseado em XML, o que significa que é mais rigoroso na sua sintaxe. Isto pode tornar o XHTML ligeiramente mais difícil de escrever, mas também o torna mais flexível e fácil de processar com computadores.
O XHTML foi projetado para ser o sucessor do HTML, mas não tem sido amplamente adotado. Alguns desenvolvedores web preferem o HTML porque ele é mais conhecido e mais fácil de usar. No entanto, o XHTML está se tornando mais popular à medida que mais navegadores web começam a suportá-lo. O XHTML ainda é usado? Sim, o XHTML ainda é usado. É uma recomendação do W3C e faz parte da “família de tecnologias XML” do W3C.
O XHTML 1.0 foi publicado como Recomendação do W3C em 2000, e o XHTML 1.1 foi publicado como Recomendação do W3C em 2001.
O XHTML 2.0 esteve em desenvolvimento de 2001 até 2009, quando o W3C decidiu parar de trabalhar nele em favor do desenvolvimento do HTML5. No entanto, o XHTML 5.0 está atualmente em desenvolvimento como uma Recomendação do W3C. Qual é a extensão para o XHTML? A extensão para o XHTML é “.xhtml”.
O que é a validação do XHTML?
A validação de XHTML é o processo de verificação de um documento escrito em XHTML para ver se está em conformidade com os padrões definidos pelo World Wide Web Consortium (W3C). Um documento XHTML válido é aquele que está bem formado, o que significa que segue as regras do XML, e também adere às regras específicas do XHTML.
Existem duas formas principais de validar um documento XHTML: online, usando um serviço como o W3C Markup Validation Service; ou offline, usando uma ferramenta como um analisador de XML.
A validação é importante porque ajuda a garantir que seu documento XHTML será interpretado corretamente por navegadores e outras aplicações. Além disso, aderir aos padrões definidos pelo W3C ajuda a promover a interoperabilidade na web. Quem desenvolveu o XHTML? O W3C (World Wide Web Consortium) desenvolveu o XHTML.
Como faço para ler um arquivo XHTML?
Para ler um arquivo XHTML, você precisará usar um programa de software que foi projetado para ler e exibir documentos XHTML. Alguns programas comuns que podem ser usados para este propósito incluem navegadores web como Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari, assim como editores de texto como o Notepad++ e Brackets.
Ao abrir um ficheiro XHTML num navegador web, o navegador irá normalmente mostrar o conteúdo do ficheiro num formato que seja fácil de ler e compreender. Se o arquivo não for exibido corretamente, é provável que o navegador não suporte o padrão XHTML, caso em que você pode precisar usar um navegador ou programa diferente.
Os editores de texto normalmente exibirão o conteúdo de um arquivo XHTML como código bruto, o que pode ser difícil de ler e entender. No entanto, alguns editores de texto, como o Notepad++ e Brackets, oferecem funcionalidades que podem facilitar o trabalho com código XHTML, tais como destaque de sintaxe e dobramento de código.