Definição – o que significa X.509?
X.509 é um padrão ITU Telecommunications Standardization Sector (ITU-T) usado em criptografia para implementar infra-estrutura de chave pública (PKI). Especificado originalmente em 1988, o X.509 está relacionado ao uso de certificados para segurança digital e da Web.
Definirtec explica X.509
Os navegadores da Web acessam certificados digitais para alertar as idéias dos usuários sobre as práticas de segurança atuais que funcionam com o sistema de nomes de domínio (DNS) existente e outros protocolos de segurança da Internet. Os sistemas de certificados X.509 envolvem uma estrutura particular que contém elementos como versão, número de série, emissor, validade e algoritmos de chave pública. Tudo isso é codificado especificamente para que os profissionais de TI saibam onde encontrar um dado dado.
O uso do X.509 faz parte de um processo em evolução de autenticação de dados de rede e privacidade de criptografia. À medida que os ciberataques aproveitam as vulnerabilidades nos processos de certificado e autenticação e na identificação de explorações de certificado, os especialistas trabalham para fortalecer a segurança desses sistemas.