X,500

Definição – o que significa X.500?

X.500 é uma série de padrões de rede de computadores usados ​​para desenvolver o equivalente a uma lista eletrônica muito semelhante ao conceito de lista telefônica física. Seu objetivo é centralizar os contatos de uma organização para que qualquer pessoa dentro (e às vezes fora) da organização com acesso à Internet possa procurar outras pessoas na mesma organização por nome ou departamento. Várias grandes instituições e corporações multinacionais implementaram o X.500.

Definirtec explica X.500

Um diretório X.500 é organizado em um diretório raiz comum, a partir do qual outras ramificações crescem de acordo com a estrutura individual da organização.

Por exemplo, uma grande empresa multinacional chamada GlobalCorp, sediada nos EUA com filiais na Ásia, Europa e América do Sul, teria um diretório X.500 com os seguintes atributos:

  1. A raiz seria denominada Globalcorp e os ramos de primeiro nível seriam os vários continentes (América do Norte, Ásia, América do Sul e Europa).
  2. Fluindo de cada um desses ramos seriam os sub-ramos de segundo nível. Portanto, sob a filial da América do Norte, haveria filiais denominadas Nova York, Los Angeles, Chicago e assim por diante.
  3. Sob essas ramificações de segundo nível, estão listados os departamentos e, em seguida, os funcionários de cada departamento. Portanto, para Chicago, pode haver contas, recursos humanos, TI e assim por diante.
  4. Os funcionários serão listados dependendo do departamento em que trabalham. Para cada funcionário, pode haver vários atributos, como endereço de e-mail, número de telefone, foto e grau do funcionário. Outros atributos podem estar no nível departamental, como endereço, nome do prédio e número do andar.

Portanto, Ming-Dae Kim, que trabalha no escritório sul-coreano, terá uma estrutura de diretório da seguinte forma: GlobalCorp => Ásia => S.Korea => Seul => Contas => Ming-Dae Kim ([email protegido] “> [ e-mail protegido]; +850 233 0980435; contador sênior).

Ramificações podem ser adicionadas a qualquer nível pelo administrador de diretório. Cada organização pode ter sua própria estrutura de diretório X.500, desde que todas as ramificações sigam algum esquema ou layout básico predefinido. Por exemplo, todos os funcionários devem pertencer a um departamento e devem ter pelo menos um endereço de e-mail e número de telefone.