Definição – o que significa X.400?
X.400 é um conjunto de protocolos que definem padrões para sistemas de mensagens de e-mail. Foi definido pelo ITU-TS (International Telecommunications Union – Telecommunications Sector) em 1984 e novamente em 1988. Usado como uma alternativa ao protocolo de e-mail mais comum chamado Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), o X.400 é mais amplamente usado em Europa e Canadá do que nos EUA.
Definirtec explica X.400
X.400 é mais complexo que SMTP. No entanto, é familiar para muitos administradores de servidor de e-mail que usam o servidor de e-mail Exchange da Microsoft. O Exchange também oferece suporte a SMTP porque o Exchange é usado globalmente e deve oferecer suporte ao maior número possível de padrões.
Um endereço X.400 consiste em vários elementos:
- C: nome do país
- ADMD: Domínio de Gestão de Administração
- PRMD: Domínio de Gestão Privado
- O: nome da organização
- UO: nome da unidade organizacional
- G: nome dado
- I: iniciais
- S: sobrenome
Um endereço de e-mail no SMTP se parece com este: [e-mail protegido]. O equivalente em X.400 seria: G = Andrew, S = smith, O = co, OU = ourcompany e C = uk, portanto [email protegido]
Uma configuração X.400 consiste em vários componentes:
- Agentes do usuário (UA): são os componentes com os quais os usuários interagem para compor, enviar e receber mensagens de e-mail.
- Agentes de transferência de mensagens (MTA): executam todo o roteamento e entrega da mensagem.
- Armazenamentos de mensagens: estes armazenam realmente a mensagem. Isso é especialmente útil quando o UA está fisicamente separado pelo MTA.