Definição – o que significa X.25?
X.25 é o nome dado a um conjunto de protocolos usados para comunicação de rede de longa distância comutada por pacote. Definido pelo Comitê Consultivo Internacional de Telégrafo e Telefone em 1976, o X.25 tinha o propósito original de transportar sinais de voz por linhas telefônicas analógicas.
X.25 é a técnica de comutação de pacotes mais antiga disponível e era comumente usada antes que o modelo de referência Open System Interconnection (OSI) se tornasse padrão. Originalmente desenvolvido para uso na década de 1970 e amplamente utilizado na década de 1980, o X.25 caiu em desuso, tendo sido substituído por protocolos menos complexos, como o protocolo da Internet. Hoje, ele é basicamente relegado a caixas eletrônicos e redes de verificação de cartão de crédito.
Definirtec explica X.25
Os protocolos X.25 funcionam nas camadas físicas, de enlace de dados e de rede da rede. Cada pacote X.25 contém 128 bytes de dados. Os próprios protocolos cobrem tarefas como montagem de pacotes na origem, entrega, desmontagem no destino, verificação de erros e retransmissão em caso de erros.
Os dispositivos X.25 se enquadram em três categorias comuns:
- Troca de comutação de pacotes
- Equipamento de terminação de circuitos de dados
- Equipamento terminal de dados